6:57Faltam 1.455 dias para Trump nunca mais ser presidente

por Arnaldo Correia

Ele não é um mau presidente. Biden e Obama também não eram ruins. Os Estados Unidos têm economia e instituições tão sólidas que somente um presidente muito terrível poderia tirar o país dos trilhos.
Mas Trump é um chato arrogante. Pior, é full of shit. Trump governa com bravatas irrelevantes. Bate em teclas populistas, com discursos rasos e agressivos em questões que incomodam os americanos, mas são superestimadas. Normal, se o restante do mundo não entrasse nessa canoa furada e debatesse o tema alheio.
Os imigrantes não são problema nos EUA. São solução. Executam a mão-de-obra que não interessa aos americanos, pela metade do salário, no caso de imigrantes legais; e por um terço do salário, no caso dos ilegais. Sem os imigrantes trabalhando, legais ou não, os Estados Unidos parariam.
Há uma presença imigratória que incomoda os americanos. Não vou citar quem para não haver o patrulhamento dos corretinhos. É uma parcela de imigrantes pequena, que não se esforça no trabalho, não aprende inglês, desrespeita a cultura, alguns se envolvem com a criminalidade. Não são os brasileiros, esses trabalham bastante e não incomodam, até porque em poucos anos voltam para casa.
Mas a minoria ruim causa impacto nas grandes cidades dos Estados Unidos. O que dá holofote e admiração para o discurso bobo de Trump.
As medidas que o novo presidente anunciou são pífias. Basicamente vão funcionar nas fronteiras em que há travessia ilegal maciça, porque são fronteiras quilométricas. Essa travessia tende a diminuir. Mas o grande contingente de ilegais que trabalha nas principais cidades continuará despercebido. Não se sabe quem são, onde estão, e não há policiamento federal suficiente para encontrá-los. Os Estados Unidos têm problemas de segurança muito maiores que a imigração e não vão criar força-tarefa para ir atrás de estrangeiros.
Em geral, as propostas de Trump são assim, no mínimo desimportantes. No que importa, ele não vai mexer e o país seguirá sua rota. Até porque o presidente americano nem tem tanto poder assim. As constituições estaduais são independentes e legislam sobre muitas coisas com foco local. Há estados que permitem a reeleição seguida de um prefeito por quantas vezes ele quiser. Já a Constituição Federal prevê que um presidente fique somente duas gestões no comando, seguidas ou não. Por isso, Trump não poderá se reeleger daqui quatro anos.
Trump na verdade é um produto de rede social e sabe usá-la muito bem. Como disse o comediante Aziz Ansari alguns meses depois que Biden assumiu: “Tá tudo igual na América. Parece apenas que deixamos de seguir Trump no twitter.”
Trump está de volta, agora no X. Em 1.455 dias, vai desaparecer para nunca mais voltar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.