Do Analista dos Planaltos
Quem esteve na posse da nova diretoria do Tribunal de Contas viu na mesa que conduziu os trabalhos três possíveis candidatos ao governo do estado. O senador Sérgio Moro, que estava sentado na ponta direita, e ao centro o deputado Alexandre Curi e o vice governador Darci Piana.
Darci será o governador na época das convenções partidárias ao final do primeiro semestre de 2026, pois Ratinho Junior deverá sair para se candidatar à presidência ou ao Senado, conforme a disposição das “nuvens”. Piana fica com a caneta cheia.
Alexandre será o presidente da Assembleia e poderá até migrar de partido se não sentir total confiança no PSD. Moro terá que buscar alianças pelo interior do estado para se viabilizar. Sabe que ninguém se elege só em Curitiba -e mesmo que lidere as pesquisas agora, essas são precoces.
Enio Verri, diretor -geral da Itaipu, não estava na mesa principal da cerimônia, mas corre o trecho como se a eleição fosse este ano – é o que tem recomendado o novo marqueteiro do PT para todos os candidatos. Na mesma intensidade seguem outros interessados na disputa: os secretários Beto Preto e Guto Silva . Rafael Greca ainda descansa da eleição municipal, mas se mantém ativo nas redes sociais falando da gestão.
Dessas alternativas poderá haver composições para uma vaga do Senado ou de vice-governador. Outra já é de Ratinho, se assim ele desejar.