Já estamos vendendo pedaços do Brasil para outros países? O gigante adormecido vai virar um anão? Cadê o amor pela unidade, que nos levou a enviar para a morte tantos pracinhas na campanha da Itália?
Que significa o episódio da venda de Matarata, na Paraíba, para os chineses? É mais uma piadinha, não é?
Não só um pedacinho…tem muito mais, por exemplo uma Empresa chamada COFCO que produz sementes, ou as linhas de transmissão de energia, em sua maioria são chineses que compraram, ou ainda aqui pertinho, o Terminal de Containers de Paranaguá e outras coisas mais.
Mas para boa parte o problema é “ozamericanu”…
Pode ficar tranquilo Padrella, os chineses não vão tirar o Brasil do quintal americano ainda. Dei um google:
Folha online
“Mataraca, uma pequena cidade no norte da Paraíba, com menos de 10 mil habitantes, foi alvo de uma proposta de investimento trilionária por parte de um grupo chinês chamado Brasil CRT da Construção de Nova Cidade Ltda. O projeto consistia na construção de um porto de águas profundas e de uma cidade futurista, que abrigaria 3 milhões de pessoas e seria a mais moderna do Brasil e do continente americano.
O anúncio foi feito em uma cerimônia no dia 11 de dezembro, que contou com a presença de prefeitos da região, secretários estaduais, representante do governo federal, padre e vereadores. Na ocasião, os envolvidos assinaram um protocolo de intenções e houve a execução dos hinos da China e do Brasil, além de uma oração para abençoar o novo empreendimento.
O valor do investimento era estimado em R$ 9 trilhões, quase o PIB do Brasil em 2022, e os prazos eram de três anos para o porto e cinco anos para a cidade. No entanto, o projeto gerou suspeitas sobre a sua viabilidade e a origem dos recursos. Em entrevista à Folha Online, um dos representantes do grupo chinês, Jianing Chen, se recusou a revelar quais consórcios de investidores estavam envolvidos e quantos funcionários trabalhavam na Brasil CRT. Ele também usou um provérbio para desqualificar os questionamentos: “Grilos de verão não podem falar sobre o gelo, e sapos de poço não podem falar sobre o mar.”
Diante das dúvidas, o grupo chinês decidiu cancelar o projeto em Mataraca e notificou a Brasil CRT para isso. Segundo Chen, eles irão realizar outro projeto de investimento maior em outro estado do Brasil, mas não informou qual. O prefeito de Mataraca, Egberto Madrugada, que parecia entusiasmado com as promessas dos chineses, não se pronunciou sobre o cancelamento.”
Portal revista Exame , mesma data, 26dez2023
“O procedimento foi aberto pela promotora Ellen Veras Ximenes no último dia 12 de dezembro, e confirmado nesta terça-feira, 26.
Ela determinou que um ofício fosse enviado à Prefeitura de Mataraca, que teria o prazo de 30 dias para encaminhar o relatório com o protocolo de intenções e qualquer outro documento firmado na parceria com a Brasil CRT.
A resposta também deve apontar se há participação dos governos estadual e federal no desenvolvimento do projeto.
A demanda foi encaminhada ao município no dia 13 de dezembro. A promotora aguarda uma resposta para decidir se há ou não a necessidade de que outras medidas sejam adotadas pelo Ministério Público.
A medida foi tomada após indícios de irregularidades se tornarem públicas.
Confira a lista:
Suspeita de que a obra seja cópia de um projeto de um escritório dinamarquês para um distrito futurista em Shenzhen, no sul da China;
Consulado-geral da China em Recife afirmar que a Brasil CRT não exerce atividades oficiais como empresa em território chinês;
Falta de detalhes sobre como os recursos para a obra seriam obtidos;
Falta de um site (com informações, organizações e referências de outras construções) ou contatos disponíveis para comunicação com a empresa.
Procuradas, a Brasil CRT e a prefeitura de Mataraca, não responderam até a publicação desta reportagem. Já o escritório dinamarquês de onde o empreendimento pode ter sido copiado disse, em nota, que não está envolvido “neste projeto de forma alguma”.
Brasileiro caindo no controle no vigário confucionista chinês, lembra provérbio de Mestre Shaolin ao Pequeno Gafanhoto:
– Quem é fodido esquece rápido.
Ou –
Sabedoria Milenar Kung-Fu
O discípulo pergunta ao mestre:
– Mestre, por que antes do sexo, um ajuda o outro a ficar nu e depois do sexo, cada um se veste sozinho?
– Pequeno Gafanhoto, na vida ninguém te ajuda depois que você está fudido!
Tem até paranaense – https://www.bonde.com.br/bondenews/londrina/londrinense-cai-em-golpe-achando-que-ajudava-roberto-carlos
https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2024/09/24/idosa-ocorrencia-namoro-elon-musk-pr.htm