A candidata Cristina Graeml (PMB) aceitou e recusou por duas vezes participar de uma sabatina da revista Veja na semana passada. Seria a primeira de uma série da revista. Seu adversário no segundo turno, Eduardo Pimente (PSD), compareceu e aproveitou a oportunidade para dizer que a candidatura dela é uma ‘aventura’. A coluna Maquiavel, do jornalista José Benedito da Silva, explicou o que aconteceu e revelou que Cristina perdeu a oportunidade expor o que pretende para a Curitiba e também esclarecer os seguintes e polêmicos assuntos descritos abaixo:
Plano de governo
O blog Paraná Político revelou que o seu plano de governo foi gerado por inteligência artificial. Segundo verificação na plataforma online ZeroGPT, que aponta trechos possivelmente retirados de outros textos ou compilados por IA, existem “fortes indícios” de que 88% do plano não foi escrito por uma pessoa.
Vacinação
A candidata, quando atuava como comentarista em veículos de imprensa, se posicionou contra as vacinas durante a pandemia de Covid-19 . Na Jovem Pan, onde atuava, chegou a atribuir as mortes de adolescentes à vacina, mas dois deles nem haviam sido imunizados, como mostrou o jronal O Estado de S. Paulo. O vídeo com a fake news chegou a ser visto por mais de um milhão de pessoas.
Candidato a vice
O postulante a vice na chapa, Jairo Filho (PMB), responde a pelo menos três processos na Justiça por aplicar golpes por meio de esquemas similares a pirâmides financeiras, com promessas de retornos ilusórios. O prejuízo calculado às vítimas chega a mais de 1,3 milhão de reais, de acordo com ações consultadas por VEJA.
Isolamento partidário e apoio de Bolsonaro
A candidatura é sustentada por apenas um partido, o seu PMB, que não tem representação no Congresso. Sem alianças partidárias, a candidata se valeu do polêmico apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro, que é do PL, partido que tem o vice na chapa de Eduardo Pimentel, o ex-deputado Paulo Martins.
Contribuição de campanha
Um de seus principais financiadores na eleição é o empresário Otávio Fakhoury, investigado em inquérito no STF pela divulgação de fake news e organização de atos antidemocráticos, como mostrou matéria de VEJA: https://veja.abril.com.br/coluna/maquiavel/empresario-investigado-no-stf-doa-r-420-mil-a-marcal-e-bolsonaristas.
Ministros do STF
Quando atuava na Jovem Pan, a emissora, segundo o jornal Folha de S. Paulo, foi condenada a pagar 34,2 mil reais para o atual ministro do STF Cristiano Zanin por danos morais após Cristina Graeml chamar o então advogado de “bandido” durante um programa. Ela também é defensora do impeachment do ministro Alexandre de Moraes.
8 de Janeiro
Cristina Graeml chama de “presos políticos” os bolsonaristas que invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes logo após a posse de Lula na Presidência por não concordarem com o resultado da eleição e para pedir a saída do petista do poder.
Propostas para a cidade
Além desses temas polêmicos, a candidata Cristina Graeml também poderia ter aproveitado a sabatina proposta por VEJA para elencar as suas propostas em questões importantes para o eleitor de Curitiba, entre eles:
– Como reduzir tarifa e melhorar o serviço de transporte público
– O que fazer com a crescente população de rua
– Como ampliar e melhorar o sistema de educação
– Quais são os problemas e propostas para a área de saúde
– Qual deve ser o papel do município na segurança pública
– O que seu eventual governo prevê de políticas para as mulheres
Quem cumpriu apenas 20% das promessas, ludibriou, enganou com falsas promessas e nada fizeram, centenas de milhões de reais aplicados em multas, 200 mil pessoas na fila de espera, 10 mil crianças fora das creches, 90 mil famílias na fila da habitação…uma prefeitura que se preocupou com a maquiagem e esqueceu do povo, dos serviços essenciais, ruas tomadas por moradores indigentes e a total indiferença da atual gestão. Deus!!!Proteja Cristina Graeml, 35
e o povo de Curitiba contra forças ardilosas e vampiras que parasitam o poder.
Só para ilustrar: DOIS ganhadores do prêmio Nobel, área biológica,utilizaram a INTELIGENCIA ARTIFICIAL.
PAGAR 2 milhões de reais para receber título de cidade inteligente é BURRICE.
O aumento da população de rua é um fenômeno nacional, provocado pela crise financeira, problemas familiares e psiquiátricos, opção pelo crime, uso de álcool e drogas, e atinge milhares de municípios. Em Curitiba existe a FAS, que oferece apoio a essas pessoas, mas a maioria prefere ficar nas ruas. Não é honesto culpar a atual gestão por esse problema. Aliás, não se iludam, isso não será resolvido em curto nem em médio prazo.
O Estado as políticas públicas mal sucedidas, principalmente, a ausência do poder público, causando exclusão social e perdendo o espaço para organizações criminosas. Tal epidemia só se agrava e cresce em proporções alarmantes pela falta de atuação na causa.
Desde Fernando Henrique Cardoso e ampliado pelo governo do PT, criaram o assistencialismo eleitoral, manter a classe dos desvalidos dominados, financiaram países da América do Sul (Venezuela e Bolívia), América central( Cuba), e também , continente africano, resultando em perdas de bilhões de dólares, recursos do povo brasileiro, do tesouro nacional.
Sem contarmos com o número de obras paradas, IMPUNIDADE e um sistema corrupto estruturado no TOMALADACA..etc
Enquanto, os países sérios tem como prioridade a Educação , a saúde da população, a renda e os interesses da nação, do contrário o Brasil oligárquico e o poder nas mãos sempre dos mesmos, latifúndio partidário.
A sociedades organizadas, as instituições deste pais, tem de acordarem para sairmos desta decadência e vulnerabiidade social, pois, não haverá perspectivas e um futuro incerto.
As falas da Cristina sao todas conflitantes. Apenas um exemplo, fala em democracia quando o seu líder bozo pretendia um golpe. Outrk, respeito à Justiça quando pedem o impedimento do ministro Moraes e a anistia dis vandalos de 8 1.23.contradizem. E se tirar a palavra “esquema” da sua boca, acabou o texto. E, além dos problemas que envolvem o vice, como ela explica a propriedade de una empresa em Cachoeira Paulista com o CNPJ 26.390.156/0001-10?