Nota pública do deputado federal Beto Richa (PSDB)
Assim como uma gota de veneno compromete um balde inteiro, também a mentira, por menor que seja, estraga toda a nossa vida. (Mahatma Gandhi)
Mais uma vez venho sendo alvo de ataques mentirosos espalhados pelas redes sociais por pessoas inescrupulosas que não têm qualquer compromisso com a verdade e com o respeito ao próximo. Seu único objetivo é destruir reputações com base na disseminação descarada de desinformação.
Me acusam de, como deputado federal, ter votado contra o impeachment do ministro do STF Alexandre de Moraes. A afirmação é tão absurda e descolada da realidade que até me enoja. Pura mentira!
Mas vamos lá:
1 – Impeachment de ministro do Supremo pode ser protocolado por qualquer cidadão. Não é necessário apoiamento de parlamentar.
2 – O processo tramita apenas no Senado Federal. E só lá ocorre julgamento e votação.
3 – Até o momento, o processo sequer foi aceito pelo presidente do Senado, senador Rodrigo Pacheco. Ou seja, não houve qualquer votação!
Com base nesses três pontos, qualquer cidadão com o mínimo de bom senso e responsabilidade pode concluir que o que estão fazendo nas redes contra mim e outros parlamentares é crime! E pior, é calúnia e difamação baseada em informação falsa. Não é sequer opinião. É simplesmente mentira deslavada e má intencionada.
Aproveito para anunciar que acionarei os meios legais para processar tanto os autores dessa odiosa fake news, como aqueles que a estão disseminando.
Tenho compromisso com a verdade e a transparência. E elas sempre vencem!
Curitiba, 12 de setembro de 2024.
Deputado federal Beto Richa
(PSDB-PR)