Da assessoria de imprensa da Alep
O entrevistado desta semana do programa Arte & Cultura, produzido pela TV Assembleia, da Assembleia Legislativa do Paraná, foi o cartunista Alberto Benett. Durante a entrevista, o autor compartilhou a experiência da criação e produção de sua das tiras publicadas em jornais de grande circulação do País. O programa vai ao ar todas as quintas-feiras às 13 horas no Canal 10.2 da TV Assembleia, com reprises às sextas-feiras às 17 horas. Na quinta, às 13h30, a atração está disponível no canal do YouTube do Poder Legislativo.
No decorrer do bate-papo, Benett faz uma retrospectiva de sua trajetória, desde o início no desenho até a descoberta da charge como meio de expressão artística. “Comecei a desenhar muito pequeno, com influência do meu irmão e de meu avô, que também desenhavam. Então foi algo muito natural. No entanto, chegou uma hora que meu desenho não se encaixava no perfil artístico. Eu fazia algo mais próximo da caricatura, mas não sabia o que era aquilo”, contou.
A grande descoberta, que indicou um caminho, foi uma publicação que compilava a obra de cartunistas de destaque do cenário nacional. “Um dia encontrei uma revista com vários desenhistas, como Laerte, Angeli, Glauco. Ali pensei que era aquilo que queria: o humor, piadas ou algo engraçado, sem precisar ser um Picasso do desenho. Fique fascinado com aquilo. Não tenho muita paciência para desenhar. Gosto de criar de uma forma mais urgente”, revelou.
Após o período de desenvolvimento, Benett iniciou a carreira como chargista político no jornalismo diário. “Após ser demitido por charges polêmicas, resolvi estudar jornalismo. Aprendi muito sobre ética e a responsabilidade do que se publica”, lembrou. Entre outras análises, o cartunista também falou sobre o futuro da profissão. “Depois que jornal impresso foi sumindo, os cartunistas foram diminuindo. No entanto, existe uma nova geração, que já surge na internet”, disse.
Alberto Benett é de Ponta Grossa, cartunista formado em jornalismo. Começou a carreira como chargista no pontagrossense Jornal da Manhã, em 1994. Em 1999 foi contratado pelo Jornal dos Campos, onde teve uma página semanal de humor. Mudou-se em 2000 para Curitiba e atuou até 2017 no jornal Gazeta do Povo, publicando tiras diárias tendo a política foco. Além disso, foi autor da tira Salmonelas, de comportamento.
Benett tem charges políticas publicadas na Folha de São Paulo desde 2007. Além disso, foi um dos criadores do jornal curitibano Plural, em 2019. Tem dois livros publicados: Benett Apavora: Tiras Infames e Desenhos Encardidos Para Toda Família, de 2017; e Amok: Cabeça, Tronco e Membros, Editora Mórula, de 2013.
O programa Arte & Cultura traz artistas, músicos, cineastas e comunicadores paranaenses e brasileiros para debater a produção cultural e histórica do Paraná e do Brasil. A cada semana, atração recebe grupos folclóricos, coreógrafos, maestros, diretores de museus, artistas plásticos, diretores e produtores de teatro, escritores e poetas para um papo descontraído sobre o mundo das artes. O programa é gravado no Salão Nobre da Assembleia Legislativa, num cenário com piano de cauda e obras do artista paranaense Poty Lazzarotto.