15:33Tobias, adeus

Da  FSP

Morre goleiro Tobias, ídolo do Corinthians, aos 75 anos

Ele participou da Invasão Corintiana no Maracanã, na semifinal do Campeonato Brasileiro de 1976

Corinthians anunciou, na manhã deste sábado (13), a morte do goleiro Tobias, aos 75 anos. A causa ainda não foi divulgada. “O Corinthians se solidariza com a família, amigos e lamenta profundamente a morte de um dos ídolos da história do Timão”, publicou o clube em nota oficial.

Nascido em Agudos, no interior de São Paulo, em 13 de maio de 1949, José Benedito Tobias iniciou sua carreira no Esporte Clube Noroeste, em 1967. De lá, foi transferido para o Guarani, onde atuou de 1968 a 1974, com uma pequena passagem pelo Sport em 1971, emprestado.

Em 1974, chegou ao Corinthians, onde estreou de fato em 1975, em partida contra o Moto Club (MA) pelo Campeonato Brasileiro. Com 95 gols sofridos em 125 jogos, duas partidas se destacam na história do clube.

“A primeira delas foi a Invasão Corintiana no Maracanã, na semifinal do Campeonato Brasileiro de 1976, contra o Fluminense, quando garantiu o empate por 1 a 1 no tempo normal e ainda defendeu duas cobranças na disputa de pênaltis, selando a vaga na final do torneio”, escreveu o Corinthians.

A outra grande passagem de Tobias pelo clube foi a conquista do título que deu fim ao jejum de 23 anos, o Paulistão de 1977, com a vitória sobre a Ponte Preta por 1 a 0.

Ídolo corintiano nos anos 1970, o atleta também teve passagem por times como Athletico-PR, Fluminense, Bangu e Rio Negro (AM). Ele encerrou a carreira em 1986, após passagens por Atlético Clube Paranavaí e Jalesense Atlético Clube.

Leia a nota do Corinthians na íntegra:

O Sport Club Corinthians Paulista lamenta, com imenso pesar, o falecimento de Tobias, goleiro campeão paulista com o Timão no histórico título de 1977.

Natural de Agudos, no interior de São Paulo, José Benedito Tobias atuou no Alvinegro entre 1975 e 1978. Sua estreia no time ocorreu em outubro de 75, quando ajudou o Coringão a vencer o Moto Club por 3 a 0, em partida válida pelo Campeonato Brasileiro. Quando ascendeu ao time titular, não mais saiu, até a metade da temporada 1978.

Tobias era o goleiro alvinegro em duas grandes passagens da nossa história. A primeira delas foi a Invasão Corintiana no Maracanã, na semifinal do Campeonato Brasileiro de 1976, contra o Fluminense, quando garantiu o empate por 1 a 1 no tempo normal e ainda defendeu duas cobranças na disputa de pênaltis, selando a vaga na final do torneio. A outra, foi a conquista do título que deu fim ao jejum de 23 anos, o Paulistão de 1977, com a vitória sobre a Ponte Preta por 1 a 0.

Tobias realizou 125 jogos pelo Timão. Sua última partida foi em maio de 1978, deixando o clube em sequência, rumo ao Athletico-PR.

O Corinthians se solidariza com a família, amigos e lamenta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.