7:21Cronicaforista

de Carlos Castelo

Minha frase favorita é a que eu ainda não consegui fazer. Afinal, um pensamento maiúsculo é sempre minúsculo. E os aforismos são como absinto: é preciso apreciá-los aos poucos.
Pedir para explicar um aforismo é ainda pior do que pedir para recontar uma piada. Qualquer um pode fazer um aforismo, mas poucos conseguem fazer um buquê de pensamentos. Mais: a caneta não faz a oração, nem com reza braba. Teclados produzem dígitos e letras, não reflexões. Nem toda máxima é o máximo.
O bom aforismo parece efêmero, mas é eterno. A Bíblia, por exemplo, é uma porção de aforismos cercada de citações por todos os lados. Não existe frase antiga, existe frase mal-feita. As de hoje são como as do passado, com a diferença de que um computador as criou. A boa frase, por fim, não é a que faz pensar, mas a que faz parar o pensamento.
O aforismo, nós sabemos, é o território do imprescindível. Quando a margem de manobra da oração é limitada, ou ora-se ou obra-se. Porque a máxima é que nem o lingerie: sem concisão, perde a graça. Escrever é cortar palavras e pretensões. E é sempre bom lembrar: quando não há nada a ser escrito é que se deve escrever.
Sim, a classe média é feita de frases feitas. Porém, se apresentar como autor de estultilóquios não faz de ninguém um erudito. Hoje, o maior predicado de um sujeito é ser oculto. E a única forma de viver é sendo hipócrita como esta frase.
“Faça-se a luz!”. E a luz foi feita”. Entendeu por que os aforismos são mais eficientes do que os tratados? A boa máxima deve ser mínima. Por essas e outras é que o aforista é um filósofo portátil. Afinal, o que as palavras querem ser é Via Láctea. E, para o verdadeiro aforista, fazer frases não é uma fase. Dê uma palavra a um aforista e ele não moverá o mundo, mas o comoverá.
Agora, se tem uma coisa que me tira a inspiração é uma frase inspiracional. A palavra é o oposto do dinheiro: quanto menos você usa, maior o poder de fogo. O peso de um epigrama não se mede em gramas. E a boa citação não cita.
Hipócrates curou mais gente inventando os aforismos do que clinicando. Por isso, os maiorais temem as menores frases.

(Publicado no O Dia e Tempos Crônicos)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.