por José Maria Correia
Ontem estive na maravilhosa Paranaguá, terra dos meus ascendentes Correias.
Célula Mater do Paraná,
Chegamos há quase cinco séculos nos primeiros barcos, lá por 1540 vindos de Santos , Cananeia e Peruíbe , terras do Correia Velho.
Lá estavam somente os pacíficos índios Carijós em suas ilhas, na Cotinga e na magnífica baía que tanto encantou portugueses e espanhóis e os que vieram depois, desde os tempos de Saint Hilaire.
Italianos, árabes , japoneses e emigrantes da Europa e de países africanos também.
Lá ficava eu com meu pai , alto funcionário da Bolsa de Café de Paranaguá, isso antes que a terrível “ geada negra “ destruísse em 1975 toda a cafeicultura, o nosso Ouro Verde
E foi um pouco do que tive oportunidade de falar para os candidatos a vereadores e vereadoras de todo o litoral em uma reunião suprapartidária com mais de trezentas pessoas.
Contei da minha experiência para os candidatos e como fui o mais votado edil de Curitiba entre os novos e o segundo geral em 1982.
Concorrendo em uma vaga de desistência faltando apenas dois meses para as eleições em uma grande mobilização de servidores públicos .
E disse o que se pode fazer de importante em um mandato, como quando criei a Guarda Municipal.
Havia muita resistência da PM e das corporações militares, entretanto hoje a Guarda já supera o número de policiais nas ruas.
E sem elas não há mais segurança possível.
1.500 em Curitiba, 350 guardas em Paranaguá, 400 em Araucária e uma centena em Matinhos, também criada por mim.
Todas com modernas centrais de vigilância , viaturas e câmeras de monitoramento.
E assim pelo Brasil todo.
Na próxima etapa com a PEC constitucional se transformarão em polícias municipais e cidadãs para melhor servir e proteger com treinamento, respeito e integração com as comunidades.
Paranaguá é um museu aberto e onde se respira história, infelizmente mal conservado em seu patrimônio de quase quinhentos anos que foi muito agredido e vandalizado.
Mas emociona ainda mais falar do nosso Porto criado por Dom Pedro II , da antiga Santa Casa, a velha Câmara, e os casarões da Rua da Praia, e o forte histórico da Ilha do Mel construído para resistir aos piratas e aos invasores.
E a sinuosidade da ferrovia com sua estação restaurada e o trecho da Serra do Mar considerado um dos mais ousados e difíceis do mundo todo transpondo abismos.
Tragicamente foi nela que fuzilaram e executaram o Barão do Serro Azul , hoje um dos heróis da Pátria .
Foi em 1894 no quilômetro 65 no trecho do Pico do Diabo.
Morto por defender Curitiba de ser saqueada pelos Maragatos e que havia sido abandonada por Vicente Machado.
Discorro também sobre a histórica Estrada da Graciosa, também obra de Dom Pedro, um monarca intelectual que foi convidado para ser rei até nos Estados Unidos e que foi deposto por uma quartelada para morrer no exílio em um humilde hotel em Paris.
Muito brevemente falei do olhar amoroso e diferenciado do PMDB e de outros partidos e líderes para o litoral.
Tudo de forma plural e ampla , como deve ser.
Afinal governamos o Paraná por longos vinte anos e cinco mandatos com Richa-João Elisio ( parnanguara) Álvaro-Requião- Mário Pereira-Pessutti.
Fizemos a Alexandra -Matinhos – a Avenida Atlântica em Matinhos com dez quilômetros, Avenida Paraná , estrutural em Guaratuba.
Obras gigantescas e novos terminais e berços no Porto.
Que neste atual governo passou a receber navios de cruzeiros com viajantes do mundo todo,
Foram feitos teatros e centros culturais e de eventos em cidades históricas.
Mega hospital Regional de Paranaguá
E todo o saneamento, sistema de abastecimento de água e esgoto das praias com modernas estações que hoje tem a melhor balneabilidade do Brasil.
As praias mais limpas do Brasil.
E falta muito pouco para que o Rio Nhundiaquara em Morretes esteja com plena balneabilidade.
Uma nova praia.
Em minha gestão como prefeito de Matinhos a cidade foi a primeira do Brasil a receber o programa Bolsa – Escola , o Brasil Sorridente e ainda conseguir trazer uma grande Universidade Federal para a cidade.
E ainda uma revolução pedagógica e material para todas as crianças em idade escolar.
Recursos bem empregados e royalties de bacias petrolíferas que trouxe pela primeira vez.
Para isso servem mandatos , ideias e planejamentos postos em execução.
Sem roubar nem deixar roubar, como dizia o velho Ulysses Guimarães que repousa no mesmo mar, para onde irão minhas cinzas fazer humilde companhia ao gigante .
Mas apesar de tudo as desigualdades se acentuam pois o modelo econômico é excludente.
Faltam políticas habitacionais em escala.
Mas aí é outra conversa estrutural e bem mais ampla e complexa.
De problemas graves tivemos o escândalo do verdadeiro desvio de recursos e receitas e confesso em acordo judicial que foi realizado pela Concessionária EcoVia que deixou de duplicar , fazer terceiras pistas , iluminar e conservar nossas rodovias litorâneas por vinte anos , descumprindo o contrato.
Agora é recuperar o tempo perdido e fiscalizar melhor, o que não será possível para os muitos que perderam suas vidas em acidentes terríveis ou como eu ficaram sequelados.
Em frente.
Como os argonautas , sempre de pé nos tombadilhos e de olho na linha do horizonte.
Falando do presente e do futuro.
A expectativa para o término da construção da Ponte de Guaratuba é enorme , assim como foi a da mega obra de engordamento da orla de Matinhos que ficou esplêndida.
Começamos essa luta quando do anti-ciclone de 2001 que levou parte da cidade.
E justiça seja feita aos que lutaram esses anos todos , governadores Álvaro, João Elisio Requião, Mário Pereira., Pessutti e Beto Richa com a primeira parte construída e a Avenida JK, a do contorno.
E agora o governador Ratinho que investe mais de meio bilhão de reais para interligar desde o litoral de Santa Catarina, os portos e praias de Itajaí, São Francisco e Itapoá até Paranaguá e Antonina passando por todas as nossas praias
Muda a história do litoral do Paraná como mudaram a ferrovia dos Irmãos Rebouças , a estrada da Graciosa e os 730 quilômetros da BR 277 do Oceano Atlântico até o Marco das Três Fronteiras de Foz do Iguaçu e de lá como Rodovia Pan Americana até Paraguai a Bolívia e o Peru .
Nossa rodovia Governador Ney Braga , pulmão do Paraná
O futuro no litoral é promissor e é imperativa a construção de uma nova rodovia graneleira , a defesa do meio ambiente e da Serra do Mar e da Mata Atlântica, de nossos parques , ilhas , rios e aldeias .
Esse patrimônio da humanidade que recebemos neste planeta como uma dádiva, amamos e precisamos respeitar.
Nosso litoral de azul e verde profundo , cores de nossas melhores esperanças e local para sonhar , adormecer ao embalo das ondas e viver com o amor a nos acompanhar na grande aventura e travessia da existência.