Do Analista dos Planaltos
Na eleição para Prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel segue candidato com apoio do prefeito Greca e do Governador Ratinho, ambos com ótimos índices de aprovação.
A inauguração da Linha Verde, a maior obra da história da cidade, será o carro-chefe da campanha, seguida das novas linhas de ônibus e muitas inaugurações,
Luciano Ducci continua liderando as pesquisas, o que atrai apoios. Ele deve ser o adversário mais consistente com o apoio dos deputados estaduais e federais e vereadores da Federação das Oposições. Com Goura na vice, anda costurando bem.
Correndo por fora e com ótima posição nas pesquisas, mas ainda de forma soft e suave, sem confirmar que seja de fato candidato, vem Ney Leprevost. Dos três é o que tem mais penetração no eleitorado. Falta, entretanto, definição – e os apoios aos outros estão sendo fechados.
Também com excelente recall e posição nas pesquisas está o ex-governador e ex-prefeito de Curitiba, Beto Richa. Ele ainda não decidiu se disputa a prefeitura ou se reserva para as eleições majoritárias de 2026.
Tem vencido todos os processos que sofreu e está em franca campanha de recuperação de imagem pública.
Ducci já foi vice de Beto e Ratinho Junior seu secretário .
Na outra eleição importante de 2024, se acontecer com a possível cassação de Sérgio Moro, devem concorrer Gleisi Hoffmann pela Federação, Ricardo Barros que já se lançou e é determinado, e Paulo Martins, que ficou em segundo lugar para o Senado e representará outra vez o bolsonarismo, muito forte no Paraná.
Roberto Requião pensa em concorrer também para o Senado, mas terá de deixar o PT e conseguir legenda ou partido que o lance.
O deputado federal Sérgio Souza do MDB estuda disputar pela Frente do Agronegócio do Paraná.
Restarão duas vagas para a disputa do Senado em 2026 e Alvaro Dias pode disputar uma delas. A outra com certeza será do governador Ratinho Junior, mas só se desistir da candidatura presidencial.
Para o governo do estado ainda é cedo, mas são pretendentes e praticamente pré-candidatos- Zeca Dirceu e Enio Verri pela Federação, liderada pelo PT ,PDT e PSB com PCdoB e outros. Ambos são deputados federais muito bem votados , com vantagem para Enio que tem a potente máquina da Itaipu binacional.
Alexandre Curi, o deputado estadual mais votado do Paraná é o preferido dos prefeitos. Ele tem como cacife a primeira secretaria da Assembleia e o apoio da maioria dos deputados.
Beto Preto , Secretário de Saúde, também bem votado e muito próximo do governador Ratinho Junior que, ainda por ser cedo, não divulga quem pretende apoiar.
Chegamos a Rafael Greca, que tem o sonho antigo de governar o Paraná, é forte em Curitiba mas precisará visitar e se tornar conhecido em todo o interior do Paraná , redutos de Beto Richa , Curi e Beto Preto .
Todos têm seus cacifes e suas dificuldades – uns de saúde, de idade, outros de processos, desgaste, rejeição, ou falta de expressão maior.
Mas os marqueteiros já estão em campo para construir os perfis mais populares e e começar a atrair o eleitorado que ainda não está nada interessado nos pleitos .
A semana que vem pode ter mais .
E o PL psicanalista?
Nada em 2024?
Não terá nada em 2026?
Filipe Barros terá 35 anos e disputará o Senado em suas duas vagas, direto da Direita.