Da FSP
A reunião do presidente Lula (PT) com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e líderes partidários nesta sexta-feira (7) após a aprovação da Reforma Tributária teve clima de descontração e uísque e cerveja para os convidados, mas também foi marcado por queixas do mandatário e recado ao líder do PT na Câmara, Zeca Dirceu (PT-PR).
O chefe do Executivo reclamou da votação que derrubou a prorrogação de benefícios fiscais até 2032 para montadoras do Nordeste. Faltou apenas um voto para a extensão do benefício, e Zeca não compareceu à votação.
Após a reclamação de Lula, Lira disse que faltou, justamente, o apoio do líder de seu partido à matéria.
Zeca é deputado pelo Paraná e a decisão do Legislativo beneficia seu estado, uma vez que, sem os incentivos, a tendência é que haja uma descentralização das indústrias automobilísticas no país.
O fim da isenção era uma bandeira do governador do Paraná, Ratinho Jr. (PSD-PR), e da bancada do estado.
Lula afirmou aos parlamentares que as montadoras são importantes para o crescimento econômico e citou que, em outros países, essas empresas recebem tratamento diferenciado.
O plenário derrubou em sessão nesta sexta um dispositivo da Reforma que assegurava benefícios fiscais à montadora chinesa que vai se instalar onde antes funcionava a fábrica da Ford em Camaçari, na Bahia.
A iniciativa também atenderia à Stellantis, que tem uma fábrica da Jeep em Goiana (Pernambuco). O artigo era importante para o Executivo e, segundo relatos, foi um pedido endossado por Lula.
“UM DOS DESTAQUES DA REFORMA TRIBUTÁRIA: A PRORROGAÇÃO DE SUBSÍDIOS PARA INSTALAÇÃO DE INDÚSTRIAS NO NORDESTE, ATÉ 2032, FOI DERROTADO, POR UM ÚNICO VOTO. NO CEARÁ, TEVE 19 VOTOS A FAVOR. UM CONTRA E DUAS AUSÊNCIAS.
Essa derrota é devastadora para o desenvolvimento industrial do Norte e Nordeste: inibe a atração de novas indústrias, perde vantagem competitiva en relação ao Centro-Sul. Não haverá incentivo fiscal com redução do imposto de renda. Foi péssimo para o setor industrial do Ceará.” De um jornalista cearense!
https://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/plenario/resultadoVotacao
Quem foi o cearense que votou contra:
O genro do ex presidente do PMDB Paes de Andrade, o King of Mombaça:
Eunício Oliveira CE Não
E mais:
Jandira Feghali RJ Não
Única do PCdoB que votou contra
E até a mulher paulista de político nordestino:
Pedro Campos PE Sim
Tabata Amaral SP Não
A mulher do prefeito do Recife votou contra o Nordeste?
Agiu bem o Zeca Dirceu!! Parabéns!