12:30Cinquenta shows na primeira vida

Chegou assim:

Vitor Bara reúne em livro os principais shows, dos mais de 200 que assistiu, entre 1995 e o dia em que sofreu um gravíssimo acidente de carro

Era outubro de 2019, quando o historiador e músico Vitor Bara, após um gravíssimo acidente de carro pela Patagônia argentina, entendeu que sua vida havia sido dividida entre antes e depois daquele momento. Já livre do risco de morte e sem sequelas, Bara teve uma longa recuperação. A pandemia e o isolamento foram a faísca para despertar o desejo de reunir as histórias que compõem o livro “A Primeira Vida em 50 Shows”, que está sendo lançado agora.
Mas por que celebrar os primeiros 38 anos de vida em 50 shows? Como um bom millenium, Bara colecionou de tudo: carrinhos, álbum de figurinhas, CDs, DVDs, mas foi com os ingressos que a paixão bateu. A música, que já era sua companhia preferida desde a adolescência, se materializava nos shows. E a expectativa e comprovação de ter vivido o show, no ingresso. Ele guardou todos. E nesse momento, vivendo meio que um personagem de Nick Hornby, começou a fazer sua lista daqueles que marcaram sua vida de maneira única e complementar.
A descrição dos shows, a imagem dos ingressos e até a indicação dos vídeos dos respectivos no YouTube estão no livro. De alguns, ele lembra o setlist de cabeça até hoje.

Mas e o que ele fala sobre os shows? Aquilo que só os apaixonados por música e por essa experiência ao vivo entendem: todas as emoções que fazem parte do processo, desde o combinado com os amigos, passando pelos perrengues típicos de grandes festivais até a emoção de ver seu ídolo a poucos metros de distância.

A aventura de Bara começa em 1995, com destaque para clássicos do rock, do metal e do punk. No Monsters of Rock, no Pacaembu, Ozzy Osbourne, Alice Cooper, Faith No More e Megadeth. No ano seguinte, no mesmo estádio, Jimmy Page e Robert Plant no saudoso Hollywood Rock. Ainda em 1996, Ramones, no Olympia, e o medo de não passar por ser menor que a idade permitida. Em 97, sozinho no Deep Purple! A fila não para mais: Rolling Stones, Bad Religion, Metallica, Red Hot, Guns, Pearl Jam e Dave Matthews Band…

Mas só tem rock? Não. O tempo e as companhias foram acrescentando outros estilos a essa primeira vida. Há espaço para muito carinho e admiração por soul, blues e MPB. Há descrições sobre Stevie Wonder, Gilberto Gil, Novos Baianos, Cássia Eller e Badi Assad, que assina a contracapa do livro.

“A Primeira Vida em 50 Shows” está sendo vendido na plataforma digital UICLAP, no link https://loja.uiclap.com/titulo/ua7339/ e, inicialmente, com preço promocional de R$ 31,40.
Site: http://vidaemshows.com/
YouTube: https://www.youtube.com/playlist?list=PL-99rVUAbMSvN0EFm2yOxmm3Huv6l5SrH
Sobre o autor VITOR BARA nasceu em São Paulo, em 1981, na zona oeste da cidade. Estudou história na PUC-SP, começou a carreira trabalhando como jornalista e hoje é especializado em gestão de operações, e segue atuando em empresas de comunicação. É fundador da banda Ascolt Dery e apaixonado pelo Corinthians.
Sobre a editora A UICLAP é uma startup de autopublicação de livros impressos. Uma plataforma digital que viabiliza a publicação, venda, produção e distribuição de livros impressos, sem custo nenhum para o escritor (a). Completamente diferente de editoras tradicionais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.