15:38Falta balsa em Paranaguá e Guaratuba

Do enviado especial

A coisa está feia na travessia do Ferry Boat entre Guaratuba e Caiobá. Desde que a nova empresa assumiu, as filas têm sido constantes, com muita reclamação por parte dos motoristas e moradores do litoral. Na semana passada a empresa foi multada pelo DER-PR e virou alvo de um inquérito aberto pelo Ministério Público. Isso porque, depois de 90 dias, ela não conseguiu levar as duas balsas previstas em contrato para fazer o transporte de veículos. Por enquanto só uma embarcação própria, que antes estava em Paranaguá, fazendo a travessia entre o continente e a Ilha dos Valadares, está operando. Ocorre que ao tentar resolver (parte) do problema em Guaratuba, a empresa passou a descumprir o contrato com a prefeitura de Paranaguá, que prevê a existência de uma embarcação reserva. É esse o objeto da investigação do MP de Paranaguá. É a tradicional fábula do cobertor curto. A empresa não consegue atender os dois contratos de forma satisfatória porque não tem expertise e embarcações suficientes.

Uma ideia sobre “Falta balsa em Paranaguá e Guaratuba

  1. André Coite

    Olá pessoal, realmente é uma vergonha o descaso tanto da empresa quanto do próprio DER em aceitar uma operação como essa.
    Além do cobertor estar curto, ele tem muitos furos, existem fortes indicadores de favorecimento para a empresa 3 Mosqueteiros entrar nessas duas contratações.
    Tentem acessar o Atestado de Capacidade Técnica utilizado pelas empresas concorrentes na licitação de Guaratuba e comparem com a alteração promovida no 1º Termo de Rerratificação, muito estranho imaginar que em Paranaguá em média durante 04 anos antes da Pandemia transportavam-se 100mil veículos por ano e no meio da Pandemia após alterar a empresa operadora ter aumentado para mais de 370mil veículos conforme o Atestado de Capacidade Técnica apresentado pela empresa 3 Mosqueteiros na licitação.
    Por outro lado em Guaratuba que foi apresentado pelo DER no Termo de Referência média anual de 1,6 milhões de veículos e o DER alterar a exigência de Atestado de Capacidade para 350mil veículos, menos de 25% do volume total… Como pode?
    Fortes indicadores de direcionamento ao longo do processo e grande relação entre Paranaguá e Guaratuba, além é claro das informações apuradas pelo Blog.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.