Da assessoria de imprensa da UFPR
A Universidade Federal do Paraná realizará um programa de exercícios físicos domiciliares para idosos, como alternativa para reduzir o comportamento sedentário durante o período de isolamento social imposto pela pandemia de Covid-19. O projeto é desenvolvido pelo Centro de Estudos do Comportamento Motor (CECOM), do Departamento de Educação Física.
O programa é gratuito e consiste em exercícios de força muscular, flexibilidade, alongamento, equilíbrio e caminhada. Todas as sessões serão realizadas em casa, com orientação remota. Os interessados receberão uma visita domiciliar para a avaliação inicial, respeitando todos os protocolos de prevenção contra a Covid-19.
Para participar, é necessário ter mais de 60 anos e não possuir limitações físicas ou motoras que impossibilitem a realização dos testes funcionais, como histórico recente de derrame, insuficiência cardíaca, doença neurológica, osteoporose grave com histórico de duas ou mais fraturas, que não andem de forma independente e que façam uso de órtese.
Além de prevenir e contribuir para o tratamento de doenças crônicas, os exercícios são considerados essenciais para manter a qualidade de vida e a independência física e contribuir de forma indireta para a melhora do prognóstico em pessoas com Covid-19.
Saiba como participar:
Programa de exercício físico
Os exercícios serão realizados toda segunda, quarta e sexta-feira, em horário a combinar. A duração do programa é de três meses, com acompanhamento subsequente de três meses, totalizando seis meses de intervenção.
Todos os participantes receberão aulas e assistência quanto ao uso do celular para a realização das aulas online.
Os interessados deverão entrar em contato com a doutoranda Sabrine Costa pelo telefone (41) 99640-4919 ou pelo e-mail [email protected], até o dia 31 de agosto.
A ação é orientada pelo professor Paulo Cesar Barauce Bento, do Departamento de Educação Física da UFPR, e realizada pelos alunos de pós-graduação em Educação Física.