7:09Bebam água

por Ruy Castro

Impossível imaginar Neymar tomando a atitude de Cristiano Ronaldo ao afastar as Coca-Colas

Na segunda-feira (14), em Budapeste, ao chegar à coletiva que antecedia o jogo Hungria x Portugal pela Eurocopa, o craque Cristiano Ronaldo viu duas garrafinhas de Coca-Cola na mesa. Não vacilou: tirou-as de sua frente e botou uma de água no lugar. Pôde-se ouvi-lo em seguida dizendo “Bebam água”. Em 30 minutos, as ações da Coca-Cola caíram 1,4% nas Bolsas, num prejuízo de US$ 4 bilhões. No dia seguinte, Ronaldo fez dois dos três gols da vitória portuguesa e se tornou o maior artilheiro da história da Eurocopa. Pelo visto, não tomar Coca-Cola faz bem.

Foi o que descobri há 15 anos quando, pensando em tomar uma, abri a geladeira, vi que estava em falta e apenas resolvi deixar assim. Até hoje. Foi tão sem alarde que as Bolsas não caíram e a Coca-Cola superou a perda de uma ou duas latinhas por dia. Mas Ronaldo falou para o mundo, estimulando milhões de pessoas a refletir sobre a bebida que há 135 anos leva à obesidade, aos maus hábitos alimentares e à idiotia.

Notar que a Coca-Cola é patrocinadora da Eurocopa, o que torna o gesto de Ronaldo ainda mais notável. Impossível imaginar Neymar fazendo o mesmo —ao contrário, seu estilo de vida arrogante, predador e exibicionista é sinônimo de grifes e cafonices. Mas quero crer que esse estilo, comum a tantos jogadores brasileiros, está nas últimas. O futuro terá muito mais atletas conscientes e comprometidos com as causas nobres.

Cristiano Ronaldo tem 36 anos. Quando ele nasceu, Portugal já se livrara, em 1974, de uma ditadura de 48 anos, durante os quais, por causa do nacionalismo fascista do regime, a Coca-Cola foi proibida no país. Mas o ditador Antonio Salazar não estava preocupado com a saúde do povo. Era para proteger um intragável arremedo nacional, chamado Spur-Cola.

Sei disso porque, em 1973-75, morei em Lisboa a trabalho. E, como ainda gostava de Coca-Cola, tinha de comprá-la na mão do contrabandista.

5 ideias sobre “Bebam água

  1. Mauro

    Tudo bobagem. Grandes empresas têm variação de 1,6 na bolsa todo dia, para mais ou menos. Não tem a ver com o gesto estúpido do Cristiano. Se é contra a Coca, não jogue uma competição patrocinada por ela, seja macho de verdade e não um imbecil oportunista que não respeita contrato. A Coca patrocina o futebol no mundo há 40 anos e ajudou o esporte a ficar gigante. Cristiano se beneficiou disso na carreira. Gesto de alguém despreparado intelectualmente, que não entende o que é profissionalismo, gestão, contrato, parceria, marketing, patrocínio, tudo aquilo que garantiu a infraestrutura em torno do esporte que ele trabalha. Não quer isso, não jogue profissionalmente, vá jogar no amador. E Coca é uma delícia, é só tomar com moderação.

  2. Mauro

    Não Fausto, vc que se confundiu porque segue com a boaiada que não pensa. É sobre o Cristiano mesmo. Sobre Neymar nem perco tempo, esse é muito pior.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.