16:15Ministro diz que tudo vai ser diferente no novo modelo de pedágio do Paraná

Da assessoria de imprensa do Ministério da Infraestrutura

Tarcísio de Freitas defende modelo de concessão das rodovias paranaenses: “É muito diferente do que foi feito no passado”

Ministro recebeu o governador do Paraná, Ratinho Junior, para tratar do assunto. Audiências públicas estão marcadas para os dias 24 e 25

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, defendeu o modelo de concessão do Governo Federal para os mais de 3 mil quilômetros de pistas das rodovias do Paraná, durante encontro com o governador Ratinho Junior, nesta quinta-feira (18). O projeto, que está na fase de audiências públicas, prevê a injeção de R$ 42 bilhões de investimentos e reduções tarifárias nos pedágios de até 70% com relação aos valores atuais. A sociedade já pode contribuir com sugestões ao projeto através do site da ANTT, e duas audiências públicas, por videoconferência, estão marcadas para os dias 24 e 25 de fevereiro.

“São incompreensíveis as críticas a esse projeto. É muito diferente do que foi feito pelo governo estadual no passado. É a garantia de menores tarifas, garantia de contrato cumprido, de investimentos e com metade da outorga sendo aplicada no próprio projeto, em benefício do próprio usuário”, destacou Tarcísio de Freitas. “As pessoas ainda não entenderam que a outorga só será usada como critério de desempate. Quem oferecer a menor tarifa, vence o leilão. Se dois oferecerem a menor tarifa, aí sim veremos quem tem dinheiro para colocar na mesa, quem se engajou com o projeto.”

O projeto de concessão das rodovias do Paraná conduzido pelo Governo Federal, através do Ministério da Infraestrutura (MInfra), é totalmente diferente do que está em prática atualmente no Estado. Um projeto sofisticado e com uma estruturação moderna, com o que há de melhor em concessões pelo mundo, em um trabalho conjunto das equipes técnicas do Banco Mundial, EPL (Empresa de Planejamento e Logística), ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), Governo do Paraná e do MInfra.

Um modelo que viabiliza um contrato financeiramente sustentável, qualificando as empresas interessadas e garantindo aos usuários que os investimentos sejam realmente feitos nas rodovias. A mesma modelagem será adotada em outros projetos como BR-153/414/080/TO/GO, BR-116/101/SP/RJ (Dutra), BR-116/493/RJ/MG (CRT) e BR-040/495/MG/RJ.

Quanto às tarifas, o projeto do MInfra apresenta valores projetados de 25% a 70% menores do que os atuais. E que podem sofrer uma redução de mais 15% no leilão. Além disso, os motoristas têm opções para pagar ainda menos. Para quem usa o serviço de cobrança automática por “tag”, receberá mais 5% de desconto. E para quem utiliza o mesmo trecho diariamente, acontece uma redução progressiva no valor pago ao longo de 30 dias – o Desconto de Usuário Frequente (DUF).

No total, serão R$ 42 bilhões de investimentos, em mais de 3 mil quilômetros de rodovias, federais e estaduais, para transformar o agronegócio paranaense e tornar o Estado ainda mais competitivo. Valor correspondente a sete vezes mais do que o DNIT investiu em rodovias por todo o país em 2020. Além disso, serão outros R$ 34 bilhões destinados para a conservação das rodovias e contratação de serviços para atendimento aos usuários.

2 ideias sobre “Ministro diz que tudo vai ser diferente no novo modelo de pedágio do Paraná

  1. bs

    Para ele é fácil, quem vai paga a conta é a ninguezada que come arroz e feijão;
    Alguém acredita nessa balela que vai ser melhor para o Paranaense !
    Só os Bozolóides acreditam nisso.

  2. SERGIO SILVESTRE

    Se ele implantar no Brasil o Modelo paranaense si sim os caminhoneiros vão gritar MITOOOOOOOO

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