por Sonia Bittencourt
Faleceu ontem (4), em Curitiba, a pedagoga e musicista Wilse de Araújo Schaitza. Foi fundadora do Instituto Jean Piaget, de ensino infantil e fundamental, referência curitibana de ensino nas décadas de 1970/1980. Também formada em Música pela Faculdade de Belas Artes, tocava inúmeros instrumentos. Na juventude, participava de programas de rádio e, mais tarde, de televisão, e era conhecida como “Princesinha do Acordeon”.
Nascida em 8 de agosto de 1933, era filha de Conceição Araújo e de Júlio Álvares de Araújo, o químico criador da “Antisardina”, pomada facial que ficou famosa entre os anos 1950/60, indicada para eliminar manchas da pele.
Viúva do professor universitário Oscar Alex Roberto Schaitza (irmão do jornalista Renato Schaitza), teve quatro filhos: Priscila, Oscar, José Luiz e Luiz Eduardo.
Foi sócio, com o marido e filhos, de uma das primeiras pizzarias delivery de Curitiba, a Pizza em Casa, hoje administrada por José Luiz Schaitza, o Zeca.
“Até o fim da sua história ajudou inúmeras instituições de caridade, de todas as formas que podia”, relata o filho Zeca.
Deixa dois filhos (Priscila e José Luiz), netos e nora. Foi se juntar ao marido Alex e aos filhos Oscar e Luiz Eduardo. Morreu de Covid-19 aos 87 anos.
Uma das melhores pessoas do mundo,que já conheci nessa vida,descanse em paz,agora vc está num lugar melhor que aqui.