Do Analista dos Planaltos
Na mesma semana em que o deputado federal Ricardo Barros (PP) soltou o verbo contra a paralisia nos investimentos do Executivo causada pelo “ativismo político” dos órgãos de controle, duas grandes concorrências no Litoral foram suspensas no Paraná por determinações dos órgãos de controle.
Por solicitação do MP, o Governo Ratinho Jr cancelou a audiência pública que iria apresentar à comunidade e às empresas interessadas o projeto de melhorias e engorda da Orla de Matinhos. O projeto é considerado a maior obra de reurbanização já executada no Litoral com serviços de engorda da praia, proteção da erosão marinha, revitalização de canais, ciclovias, passarelas, itens de preservação da restinga e prevenção de enchentes.
A Justiça determinou a suspensão da licitação para contratar a nova operadora do ferryboat que liga Matinhos e Guaratuba. O pedido partiu de uma das interessadas na concorrência, que redução da competitividade. O edital foi suspenso há cerca de três meses a pedido do Ministério Público.
Nos dois casos, o Governo do Estado informou que prestará os esclarecimentos necessários.