por Jamur Jr.
A primeira Televisão do Paraná, foi o Canal 12, cujo proprietário e apaixonado pelas comunicações, Nagibe Chede, instalou o novo veículo no último andar do Edifício Tijucas, onde tinha um pequeno apartamento ou coisa parecida. Ali se realizou o milagre da TV paranaense, quando Renato Mazaneck foi indicado para ser o responsável pela programação local. Renato vinha do rádio, como a maioria dos comunicadores da televisão, e teve que aprender quase tudo com os profissionais do Rio e São Paulo. Bom amigo e colega, fazia a gentileza de transmitir seus conhecimentos a outros integrantes da equipe. Além de excelente diretor de TV e programador, Mazaneck era também ator, publicitário, locutor nas horas vagas. Criou com Patricia Fabiani um teatro no minúsculo estúdio da TV. Numa das apresentações o ator principal não apareceu. Patricia pediu ajuda para Renato, que inicialmente recusou mas, acabou entrando na peça, mesmo sem saber nada do papel que iria representar. Combinaram então que teria um receptor de rádio sobre uma mesa de onde Renato receberia informações sobre o texto que não conseguiu decorar – e o andamento de seu personagem no estúdio. Ao lado do rádio, Patricia fazia tricot, com duas agulhas enormes, quando em dado momento, uma das agulhas bateu no botão de sintonia do rádio e Renato ficou sem saber o que dizer. Iniciou um leve sorriso que foi elevado à categoria de gargalhada em pleno teatro que pretendia ser algo muito sério e emocionante. Não foi, mas demonstrou mais uma vez que o talento, a determinação e a coragem desses profissionais permitiram que a TV-Paranaense ficasse marcada, não só como a pioneira, mas sobretudo como a emissora que inventou o milagre do vídeo.
Jamur foi um fenômeno , inteligentíssimo , tinha seus próprios textos que interpretava ou com ironia ou com críticas claras.
Carismático e bom imitador tinha uma presença cênica no vídeo que nunca mais vimos.
Continua escrevendo bem e com muita saúde no principado de Guaratuba
Ao mestre com carinho
JM
Grato, José Maria por seu comentários generoso que levanta o ânimo de solitários antigos e modernos o que não é o meu caso. Grato, amigo, saúde e continue animado e animador de amigos.
Parabéns por rebocar esses tempos gloriosos do Chefe.
Realmente, a paixao do dr Nagibe Chede comecou com uma camara de circuito fechado que foi instalada no auditorio do Interamericano, do Ed. Garcez, com dois monitores na vitrina das LojasTarobá. Sob o comando de Azor Silva e dos técnicos João Schreiber e Paulo Schmidlin, ao anoitecer, João Lydio(Dide) Bettega, Vinicios Coelho e eu operador de estúdio, lançamos o Canal 12, com imagens s som antes do Ed. Tijuca.