Do correspondente em Brasília
Estudos técnicos realizados em 2018 apontaram o dilema para a bacia do pré-sal em Santos por conta da erosão da área de praia da Enseada da Baleia em São Paulo, na divisa do Parque Estadual Ilha do Cardoso (SP) com o Parque Nacional do Superagui (PR). Não bastasse a disputa com Santa Catarina ao sul, ao norte há uma pendência entre os paranaenses e paulistas e seus royalties do petróleo e gás, conforme comprova o recente plano de manejo do Parque Nacional de Superagui divulgado pelo Ministério do Meio Ambiente e Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (link abaixo): “Essas modificações também poderão causar consequências sociais e políticas, dado que o Mar do Ararapira constitui parte do limite entre os estados do Paraná e de São Paulo, do Parque Nacional do Superagui e do Parque Estadual da Ilha do Cardoso, sendo que o mesmo limite interestadual não está definido com precisão. Já, na barra, além de sua imprecisão cartográfica, o limite interestadual vem migrando para sudoeste há séculos. Ao longo desse período extensas áreas da planície costeira paranaense foram progressivamente erodidas e áreas da planície paulista, acrescidas. A abertura da nova barra traz a questão de onde deve ser localizado o limite interestadual: se na velha ou na nova barra …. Cabe lembrar que a projeção desse limite é utilizada para definir o limite interestadual na plataforma, que define em que estado se localizam os poços de exploração de petróleo (Angulo et al., 2009). Além disso, é importante ressaltar que também deverão ser analisados, os limites dos parques Nacional do Superagui e Estadual da Ilha do Cardoso, pois segundo Angulo et al. (op.cit.), uma parte do Parque da Ilha do Cardoso deverá ficar destacada do resto, inicialmente como ilha, e posteriormente unida ao Parque Nacional do Superagui. (pág. 121) – https://bit.ly/3jF6bXD”
https://ndmais.com.br/justica/royalties-do-petroleo-stf-reconhece-erros-do-ibge-e-decide-a-favor-de-santa-catarina/
Ninguém analisa o caso no governo estadual, dirigido pelos estadistas Carlos Ratito Maça, Marssio Nuñez e Gutito ‘El Posadas’ Çilva. Nem as divergências já existentes na divisa seca com São Paulo na região da Trilha do Telégrafo, acima do Quilombola de Batuva, em Guaraqueçaba.
O prefeito de Guaraqueçaba HAYSSAN COLOMBES ZAHOUI que já proibiu passageiros de trem inexistente com Covid desembarcarem e rodoviária internacional e em aeroporto também, não decretou GUERRA a São Paulo pela erosão da Barra de Ararapira?
Não fez o grito de Ararapiranga? Independência ou Indecência?
Decreta guerra aí Brimo!
http://www.zebeto.com.br/2020/04/30/enquanto-isso-em-guaraquecaba/#.X0-bVS2fChA