15:30Filme estrelado por atores mirins da Vila Torres ganha prêmios no exterior

Do portal Bem Paraná

Sem poder ser exibido em Curitiba por causa das medidas sanitárias de controle do novo coronavírus, um curta-metragem realizado na cidade com apoio da Lei de Incentivo à Cultura já está participando de festivais internacionais de cinema e colecionando prêmios. É Cinema Mudo, dirigido por Melo Viana e estrelado por atores mirins da Vila Torres, comunidade localizada na Regional Matriz.

O trabalho, que deve ser visto em Curitiba somente em 2021, até agora conquistou sete prêmios em quatro festivais na Europa e na Ásia. São eles: Melhor Cinematografia (Lúcio Kodato) e Melhor Edição (Jussara Locatelli) no Varese International Film Festival, na Itália; Melhor Filme no Eurasia International Film Festival, na Rússia; Melhor Cinematografia (Lúcio Kodato), Melhor Edição (Jussara Locatelli) e Melhor Figurino (Gui Almeida) no Venice Film Awards, também na Itália; e Melhor Ideia Original, no Top Indie Film Awards, no Japão.

Rodado em preto-e-branco, em estúdio, o curta tem 15 minutos de duração e se passa na década de 30 do século passado – período de transição do cinema mudo para o falado.

De forma poética, traz a história de um grupo de crianças que precisa de muito pouco para montar uma sala de exibição e receber os amigos para apreciar cinema. Uma caixa de sapato com orifícios do tamanho exato para passagem de luz e dos fotogramas conseguidos na lata de lixo do cinema próximo, uma rara lâmpada velha oca e repleta de água, o raio de sol que passa pelas frestas do telhado da sala escura e o olhar curioso de cada espectador são suficientes para os três protagonistas conseguirem realizar seu projeto e impressionar os convidados.

A equipe de realizadores aguarda o resultado de outros 40 festivais em que o filme está inscrito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.