Alvaro Dias, líder do Podemos no Senado, distribuiu nota, “em defesa da democracia”, onde encerra o texto com a seguinte frase de Albert Einstein: “O meu ideal político é a democracia, para que todo o homem seja respeitado como indivíduo e nenhum venerado.”
Confira:
O Brasil vivencia um momento de profunda dor com a perda de milhares de vidas para o Coronavírus. É preocupante ver que o país, em meio ao caos causado por essa pandemia, caminha para uma crise política com efeitos sobre a democracia.
A Constituição Federal foi pródiga em seu preâmbulo ao descrever os valores fundamentais que devem orientar a construção da nossa nação, através de um Estado Democrático, uma governança eficaz, com justiça e liberdade.
Os mais recentes acontecimentos sinalizam que as instituições que fornecem a base da democracia estão sob ataque. Ameaças públicas explícitas de enfrentamento aos poderes constituídos, à liberdade de imprensa e ao pleno funcionamento das instituições não coadunam com a ideia de Estado Democrático.
Precisamos resgatar a premissa original dos autores da nossa Lei Maior, que estabeleceram salvaguardas em respeito ao princípio da separação dos Poderes. Cabendo a estes relacionarem-se entre si, de maneira independente, porém em harmonia e cooperação, não se admitindo usurpações que possam comprometer o exercício das atribuições constitucionais que lhes compete exercer.
Não há espaço em nossa jovem democracia para “brechas autoritárias”. Soluções devem ser alcançadas pela via democrática, do diálogo, e com o fortalecimento das instituições. Essas são condições sine qua non para a consolidação de um Estado que seja verdadeiramente
“O meu ideal político é a democracia, para que todo o homem seja respeitado como indivíduo e nenhum venerado.” Albert Einstein
ALVARO DIAS – LÍDER DO PODEMOS NO SENADO FEDERAL
Um Supremo que quer mandar em tudo, uma constituição que é observada apenas quando e como convém, uma imprensa que prega o pânico e a histeria, governadores, deputados e senadores promovendo uma farra fiscal, então eu pergunto, quem está colocando a democracia em risco? Em que planeta o ilustre senador habita? Devo levar esse texto a sério ou considerá-lo uma piada?
Pensei que o senador Álvaro Gizé Dias, já tivesse saído da política.
Nos livros de história dos anos 80 ele já fazia parte da história imagine agora.
Acredito que o senador Alvaro, que convive há décadas com toda espécie de anjos e demônios da política ,esteja espantado porque as mortes por conta da pandemia não são ,no momento atual ,o que mais preocupa o presidente Jair Bolsonaro & famiia…a morte moral que ele( Bolsonaro) tenta evitar a todo custo é o que tem fabricado o moedor do furacão que tenta desenraizar a democracia.
Espero que Adriane Nefertiti Correa Decon agora sim, seja alguém na fila do pão…