18:18Gui Khury, o curitibano do 1080º

whatsapp-image-2020-05-09-at-14.41.15

Guilherme Khury e a rampa do recorde – Foto arquivo pessoal

Do Globo Esporte

Após recorde, prodígio de 11 anos quer o 1260º no skate: “Próximo sonho”

Gui Khury dedica o 1080º ao ídolo Bob Burnquist e fala da busca por novas marcas no vertical

Guilherme Khury ainda é uma criança, mas já coleciona feitos no skate mundial que alguns dos maiores nomes do esporte levaram a carreira toda para alcançar. Só que o que ele fez na semana passada, com apenas 11 anos de idade, nem os maiores campeões mundiais conseguiram até hoje. Com 3 giros completos no ar, Gui se tornou o primeiro skatista da história a completar a manobra 1080º graus em um halfpipe.

Um grande feito, mas que, se depender do Gui, logo logo vai superado. Em entrevista para o Esporte Espetacular, o jovem prodígio de Curitiba disse que já tem uma nova barreira para quebrar a partir de agora: ser o primeiro a fazer um 1260º no vertical.

– Tudo é possível, tudo que possa se imaginar na cabeça pode ser possível. Esse é o meu próximo sonho – disse o Gui sobre a manobra que até hoje só foi executada em uma megarrampa, pelo americano Mitchie Brusco, no ano passado.

O feito do brasileiro foi muito comemorado pelos ídolos do skate. Primeiro no mundo a completar um 900º em uma competição de vertical, Sandro Dias Mineirinho, hexacampeão mundial da modalidade, disse que para ele não foi uma surpresa ver o Gui acertar a manobra.

– Quando ele veio aqui nos EUA competir esse ano, ele tentou fazer 1080. E a gente viu que era questão de tempo ele conseguir. A primeira pessoa que vi tentando foi o Shawn White, em 2006, e ele nunca voltou. Ver o Gui acertando pela primeira vez para o skate mundial foi muito bom. Ainda mais nesse momento que a gente tá passando. Ele na casa dele, fechado, é uma evolução para a nossa modalidade. A nova geração vem muito forte – comemorou Sandro.

O apoio da família e principalmente do pai, Ricardo, tem sido um fator fundamental para o Gui alcançar seus feitos. Depois de um período morando nos EUA, onde aprendeu a andar de skate, Gui voltou com a família para o Brasil há 4 anos.

– Ele começou a se destacar cedo. Desde de pequeno, ele tem um talento especial. Sempre acreditei nisso. Dropou muito cedo a rampa de halfpipe e, quando a gente voltou para o Brasil, resolvi construir a rampa para ele dar continuidade – explicou Ricardo.

A rampa de vertical fica em um terreno ao lado da casa da mãe do Ricardo. O complexo hoje já conta com um bowl e uma pista de street. Esse verdadeiro skate park em casa tem inspiração no maior ídolo do Gui: Bob Burnquist.

O multicampeão de skate vertical e da megarrampa tem na Califórnia um dos maiores complexos de skate do mundo, a Dreamland. Foi lá, aos 9 anos de idade, onde o Gui se tornou o mais jovem skatista do planeta a completar um salto em uma megarampa, com a ajuda do Bob. Assim que o Gui completou o 1080 na semana passada, ele mandou um áudio dedicando a Manobra para o Bob:

– Eu acertei essa manobra para você. Você é o melhor cara do skate pra mim. Eu amo você, Bob.

– Bem bacana essa oportunidade que ele tem. O fato de ter uma pista dessa em casa para poder no meio dessa loucura tá isolado podendo evoluir. Muito legal o fato de ter falado que acertou para mim, que se inspirou em mim. Parabéns, Gui, não para não. Logo logo vamos estar juntos andando e vou poder te dar um abraço – avisou o Bob.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.