21:12Prefeitura de Curitiba decide reabrir comércio da cidade ainda nesta semana

Do portal Bem Paraná

A Prefeitura de Curitiba deve publicar nesta quinta-feira (16) novas normas que permitem a abertura do comércio da Capital a partir da sexta-feira (17). O anúncio foi feito pelo prefeito Rafael Greca, nesta quarta-feira (15), quando lançava o programa Anjos da Saúde, que amplia os cuidados com a população idosa.

Segundo o prefeito, as normas fazem parte de uma resolução publicada pelo Comitê de Técnica e Ética Médica, que acompanha os casos de coronavírus na cidade. A resolução é um compromisso de responsabilidade pública de saúde que devem ser seguidas por todos que queiram reabrir seus negócios, com medidas iguais às adotadas no Mercado Municipal, com restrições e cuidados para evitar aglomerações.

“Os comerciantes devem entender que abrir uma loja é estabelecer corresponsabilidade comunitária para todos da sociedade. É preciso que o comerciante entenda que além do dinheiro ou do ganho econômico existe um grande dever com a vida de todos. Circula na internet o testemunho do herdeiro do Banco Santander que perdeu seu pai, que não levou nem um centavo de toda a grande fortuna de sua família. É muito importante fazer valer a vida, a vida verdadeira. E a vida, que também é a arte do encontro, permite com inteligência, responsabilidade social, distanciamento, o funcionamento da cidade.”, disse o prefeito.

Ainda conforme Greca, as normas devem ser publicadas no Diário Oficial do Município nesta quinta e passam a valer a partir da sexta-feira, valendo enquanto os índices da doença na Capital se mantiverem ‘sob controle’.

“As normas passam a valer a partir da próxima sexta-feira e amanhã serão publicadas no Diário Oficial, valendo enquanto os índices da doença se mantiverem sob controle. Vamos nos organizar contra morte mantendo distanciamento social, todo mundo lavando as mãos e usando máscara”, declarou o prefeito. “Idosos não devem sair à rua, nem imunodeprimidos e outros grupos de risco”, continuou o político.

‘Nos desobedeceram’, diz prefeito sobre fechamento

Em sua fala, Greca também tratou de voltar a afirmar que a Prefeitura de Curitiba nunca determinou o fechamento do comércio na cidade. “Fecharam porque quiseram no tempo da hashtag #fechatudo, moda no Facebook. Nós até achávamos que devia manter aberto mais um tempo, para que não fosse muito longo o período de fechamento, mas nos desobedeceram e aí a cidade viveu uma provação.”

Você pode conferir a fala do prefeito, na íntegra, a partir do minuto 17 do vídeo abaixo.

4 ideias sobre “Prefeitura de Curitiba decide reabrir comércio da cidade ainda nesta semana

  1. Frik

    O uso correto das máscaras e luvas podem reduzir a possibilidade de contágio em até 90%. Aplicação maciça
    de testes “relâmpago” não só em motoristas, mas principalmente em pedestres em situação de proximidade inevitável (como no próprio transporte público, por exemplo), introdução de novidades tecnológicas como os sensores de temperatura corporal usados também nas entradas dos terminais em Taiwan seria outra medida interessante. Nós já havíamos sugerido câmaras de desinfecção similares a portas de segurança de bancos nos estabelecimentos comerciais, repartições etc , mas é claro que isto não vai ser praticável num primeiro momento. Os orientais têm um know-how milenar de sobrevivência numa distopia malthusiana. São os formigueiros humanos já faz um bom tempo. Vamos observar o que eles fazem, eles são bem mais espertos do que nós nestas táticas de sobrevivência.

  2. Penacova

    Disse o Prefeito, com seu costumeiro floreio, mesmo assim, consciente, assinou a sentença.
    O nosso prefeito tem classe e jeito especial em manipular as palavras e entra na cabeça como o tic tac do relógio do hipnotizador. O feitiço das palavras, ou, assim como dizem: palavras tem poder.
    Ao deparar com esta notícia de morte anunciada, e numa comparação do nosso Presidente (hoje chamar alguém de presidente é ofensa), Jair Bolsonaro, fez aguçar a imagem de uma figura sarcástica liberando, logo no início de mandato, venenos agrícolas extinto na maioria do mundo civilizado. Num eufemismo vamos chamar de defensivos agrícolas, tem seus efeitos colaterais ao longo de anos, enquanto, o COVID19 é questão de dias. Cunhar de política da morte, esta é a verdadeira face, nua e crua, servir aos interesses do poder econômico. No Brasil quem pode pagar um tratamento em hospital vip pensam que são eternos, a morte tem nome CORONARICO

  3. Oto Lindenbrock Neto

    O prefeito não nega sua linhagem italiana. Quer transformar Curitiba na Milão brasileira. Quer ser lembrado como o Giuseppe Sala curitibano. Está se esforçando. E o suposto governador, o Beto Richa 3.0, vulgo ratus norvegicus continua com cara de paisagem. Estamos entre dois estados onde as capitais estão em situação de emergência com índices crescentes e assustadores da epidemia. O que faz essa gente acreditar que estamos protegidos? O manto de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais (no caso do prefeito) ou as orações fervorosas do pastor que ungiu o governador?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.