Do G1
‘Suas palavras são extremamente irresponsáveis e nos soam familiares. Aconselhamos que não corra para ser o porta-voz dos EUA no Brasil’, escreveu Embaixada em rede social.
A Embaixada da China no Brasil publicou uma série de mensagens nas redes sociais nesta quarta-feira (18) em repúdio a comentários feitos pelo deputado Eduardo Bolsonaro, que culpou o país asiático pela pandemia do novo coronavírus.
Na mensagem, o perfil oficial da Embaixada chinesa fez uma alusão às declarações do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e à viagem da comitiva liderada pelo presidente Jair Bolsonaro à Flórida.
O norte-americano — que vem chamando o novo coronavírus de “vírus chinês” — tem adotado postura crítica ao presidente da China, Xi Jinping, após uma troca de acusações sobre quem teria iniciado a pandemia.
“As suas palavras são extremamente irresponsáveis e nos soam familiares. Não deixam de ser uma imitação dos seus queridos amigos. Ao voltar de Miami, contraiu, infelizmente, vírus mental que está infectando a amizade entre os nossos povos”, escreveu a Embaixada chinesa.
“Lamentavelmente você é uma pessoa sem visão internacional, nem senso comum, sem conhecer a China, nem o mundo. Aconselhamos que não corra para ser o porta-voz dos EUA no Brasil, sob a pena de tropeçar feio”, acrescentou a representação diplomática, que marcou na publicação o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araujo, e o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia.
Também em uma rede social, Eduardo Bolsonaro tinha publicado uma mensagem na qual dizia que “Quem assistiu (à série) Chernobyl vai entender o q ocorreu. Substitua a usina nuclear pelo coronavírus e a ditadura soviética pela chinesa. +1 vez uma ditadura preferiu esconder algo grave a expor tendo desgaste, mas q salvaria inúmeras vidas. A culpa é da China e liberdade seria a solução”.
Embaixador: ‘vão ferir relação amistosa’
A Embaixada também replicou uma série de mensagens atribuídas ao embaixador chinês no Brasil, Yang Wanming, contra as palavras de Eduardo Bolsonaro. O diplomata afirmou que exigiu que o deputado “retire imediatamente” as palavras e “peça desculpas ao povo chinês”.
“As suas palavras são um insulto maléfico contra a China e o povo chinês. Tal atitude flagrante anti-China não condiz com o seu estatuto como deputado federal, nem a sua qualidade como uma figura pública especial”, escreveu.
“Além disso, vão ferir a relação amistosa China-Brasil. Precisa assumir todas as suas consequências”, completou o embaixador.
A venda de produtos brasileiros para a China, Hong Kong e Macau somaram US$ 4,724 bilhões em fevereiro, alta de 20,9% na comparação com o mesmo mês de 2019, informou o Ministério da Economia em 2 de março.
Rodrigo Maia
O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), pediu desculpas à China na madrugada desta quinta-feira (19) pela afirmação do deputado Eduardo Bolsonaro, que responsabilizou o país pela disseminação do coronavírus pelo mundo.
“Em nome da Câmara dos Deputados, peço desculpas à China e ao embaixador @WanmingYang pelas palavras irrefletidas do Deputado Eduardo Bolsonaro”, escreveu Maia em uma rede social.
Ué, este vírus não surgiu na China, que é governada por uma ditadura dita de esquerda?
CALA A BOCA, MAGDA!
OU:
POR QUÊ NO TE CALAS!
A postagem do Parreiras é uma especie de resposta ao meu comentário?
É o Brasil novamente passando vergonha perante o mundo…
O genial deputado deveria lembrar que o governo sanguinário comunista é o maior comprador do Brasil e que nosso país abre mão do dinheiro sujo esquerdista. O governo norte americano , nosso muy amigo certamente nos socorrerá e vai substituir os perigosos chineses.
Que esperar do herdeiro do chiliquento.
Vida inteira viu o pai, não trabalhar, ganhar dinheiro fácil, enganar os trouxas.
Taí
E aqueles eetrno imbecis, culpa do pt, culpa do pt.
Falta de argumento. Desencana
Marcio,descobri agora que você é um dos milhões de asnos que votou no Bolsonaro. Adivinhe por que.
Eu sei por que Silvestre, por que jumento e um bicho fiel e jamais fica contra outro jumento.
Demonstra o despreparo da família Bolsonaro, quando se trata de política entre gente grande, afirmar sem prova em rede social é criar incômodo aos políticos adultos, que atuam como bombeiro. Deveria levar as palmadas em público por falar tanta bobagem, meu garoto, meu papai…
Não, Márcio. É pro Bocão.
Concordo com o Trump nessa…. existiu a gripe espanhola…. agora tem o vírus chinês