8:21A maconha e os surtos psicóticos

Do Pleno.News

Uso de maconha faz aumentar surtos psicóticos em Portugal

Pesquisa apontou que internações cresceram 30 vezes ao longo dos últimos 15 anos

Uma pesquisa da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, em Portugal, apontou que os casos de surtos psicóticos em razão do uso da maconha cresceram no país europeu desde que o uso da cannabis foi despenalizado no país em 2001. Segundo a pesquisa, as hospitalizações de consumidores do entorpecente aumentaram quase 30 vezes em 15 anos.

O estudo apontou que cerca de 600 consumidores de cannabis são hospitalizados por ano no país com graves surtos psicóticos ou esquizofrenia. Entre os internados, a maioria têm em média 30 anos e, pelo menos, duas dezenas deles são menores de idade. A análise também apontou que o risco de surtos aumentou com o consumo da droga por meio de cigarros.

Os pesquisadores analisaram informações de todos os hospitais públicos do país, entre 2000 e 2015, e chegaram a um total de 3.233 internações com diagnóstico principal de surto psicótico e esquizofrenia associado ao consumo de cannabis. No ano 2000, ou seja, antes da despenalização do entorpecente, foram apenas 20 casos, já em 2015, o número foi de 588, o que resultou em um aumento de quase 30 vezes.

Além da Universidade do Porto, a pesquisa também contou com a parceria do Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde – Cintesis, e foi publicada no International Journal of Methods in Psychiatric Research, uma das revistas científicas mais conceituadas da área psiquiátrica no mundo.

2 ideias sobre “A maconha e os surtos psicóticos

  1. nelson padrella

    Que toda droga só deve consumida por quem de direito, até aí estamos. Mas, acho que o foco direcionado a cannabis esconde o verdadeiro problema que é o consumo do tabaco e do álcool, principalmente por crianças e adolescentes. Acho também que devíamos pensar a sério na produção da erva maldita para fins científicos, como fazem alguns países mais sérios. Caso contrário o Brasil perderá o bonde da História, se já não perdeu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.