Do G1 Paraná
A Universidade Positivo (UP) foi vendida para o grupo paulista de ensino Cruzeiro do Sul Educacional. A aquisição foi anunciada nesta quinta-feira (5) pelo grupo educacional.
De acordo com a Cruzeiro do Sul, a finalização da transação está sujeita à aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). Os valores da negociação não foram revelados pelas empresas.
A Universidade Positivo tem 1,6 mil colaboradores e 33 mil alunos.
Em maio, o Grupo Positivo vendeu seu sistema de ensino para o grupo Arco Educação, pelo valor de R$ 1,65 bilhão.
O presidente da Positivo Educacional, Lucas Guimarães, afirmou que a negociação encerra a “redefinição do portfólio do grupo”.
Em um comunicado distribuído aos professores e funcionários da universidade, o Grupo Positivo afirma que nenhuma outra empresa do grupo curitibano será vendida.
De acordo com o comunicado, a negociação inclui a venda da operação do Teatro Positivo e da ExpoUnimed. No entanto, o grupo continua como proprietário dos imóveis, assim como do terreno do campus Ecoville.
A Cruzeiro do Sul Educacional é o quinto maior grupo de ensino do país em número de alunos, com 350 mil, de acordo com o próprio grupo.
Segundo o grupo, a UP passa a ser a 12ª instituição de ensino superior a integrar a Cruzeiro do Sul Educacional.
O diretor de planejamento da Cruzeiro do Sul Educacional, Fábio Figueiredo, afirmou que a expectativa é que todos os trâmites legais da aquisição sejam finalizados no primeiro semestre de 2020.
“Até lá, a Cruzeiro do Sul não tem nenhuma ingerência na universidade”, afirmou.
“De qualquer modo, o que nos atraiu na Universidade Positivo foram as próprias características dela, então seria uma incoerência dizer que alguma coisa substancial vai mudar”, disse Figueiredo.
De acordo com o diretor do grupo, o objetivo é aumentar o nível de investimento, especialmente com maior oferta de cursos de graduação e pós-graduação, e reforçar as operações de ensino à distância.