Por Dirceu Pio
Meu amigo Napoleão Sabóia, o Napô, que nesta quarta-feira, 19h30, no Quinto Pecado, um bistrô da rua Coronel Artur Godoi, Vila Mariana (SP), lança seu livro O Rei da Festa, me faz lembrar de José Sarney.
Ambos são maranhenses e foi Sarney que, governador do Maranhão, mandou Napô, ainda jovem, estudar na Sorbone. Ao assumir a presidência da República, a primeira providência de Sarney foi trazer Napoleão para ser o seu mais dileto assessor, o único autorizado a acordar o presidente de madrugada, se necessário.
Por estas e outras razões, conheci inúmeras histórias dos bastidores do poder envolvendo Sarney, nenhuma delas capaz de caracterizar melhor a sapiência do ex-presidente, do que esta, corrida durante o Regime Militar, Governo Figueiredo.
Figueiredo e Sarney tinham ojeriza um pelo outro, se detestavam. Senador e presidente da Arena, no momento em que se aproximava a disputa para escolha do novo presidente pelo Colégio Eleitoral , Sarney é chamado ao Palácio para ouvir de seu desafeto um pedido do tipo irrecusável:
– Quero que você coordene a candidatura da Arena, certo ?- disse-lhe Figueiredo num tom peremptório.
– O senhor pode contar comigo ! – replicou Sarney, para espanto de todos seus amigos da política que viam a missão como algo impossível de ser realizada tal o volume de dissenções que dominavam o partido.
Mal saiu do gabinete, aproxima-se dele um deputadozinho que, ainda de olhos arregalados, quis saber:
– Mas senador, como é que o senhor foi aceitar uma missão espinhosa dessas e sem reclamar ?
– Meu amigo, quando você olhar pro céu e enxergar uma nuvem de caralhos voando, pegue um bem pequeno e enterre no rabo porque, quando o grandão chegar, o buraco já estará ocupado!
Pois é Pio,está ficando difícil escrever loas para Bolsonaro e seus milicianos né.Logo voce escreverá uma receita de cambuquira com ovos de galinha caipira.
Os assuntos vão ficando raros,também com carne a 50 reais o kg e o dólar a 4.30 acaba a inspiração né.
Silvestre. Não seria difícil descrever todas as melhorias que o governo federal está implementando nesse maltratado país. Já para gente como vc está bem difícil criticar de maneira racional, tanto que ficam repetindo feito bobos (!) os mantras que o PT e a mídia órfã de dinheiro público vomita. “Milicianos”, “alta do dólar “ (que qualquer um sabe que tem a ver com causas internacionais) , etc etc. Tá difícil ser oposição né? Mas é melhor Jair se acostumando. Chora mais no colinho da Greysy ou do zédirceu…
Tem gente que vive no mundo da lua. O Franco certamente é um deles. Não viu o noticiário de ontem? Quem foi que provocou a disparada do dólar? Não foi o palhaço do Paulo Guedes, o ministro boquirroto desse desgoverno? Estamos chegando mais uma vez naquele momento em que é preciso decretar: se o governo não atrapalhar, o país se recupera.
Não, Sérgio … Não..
O dólar está subindo no mundo inteiro por conta das questões entre os USA, China etc etc.
Não foi porque o Guedes falou que, pelo andar da carruagem, a confusão vai ser tanta na política que não vai faltar gente pedindo um AI-5. Ele não invocou o AI-5, ele citou. Mas vc, pelo jeito, assiste o jornal nacional e caiu no jogo de palavras e arranjo de falas que a GloboLixo fez né?
É só interpretação de texto…
Já que vc confia na imprensa, verifique o que ela diz sobre a alta do dólar… e do euro também…
Franco…..não se discute com Pombo cara….na maioria das vezes vc acaba saindo cagado hihihihihihih
Obrigado, Franco…com certeza você é uma luz na obscuridade de certos comentaristas deste blog…abraço
Como diz amigo filósofo na confraria do Roque onde sempre os mesmos jogam sinuca – ou tentam: Passarinho que come pedra sabe o cú que tem .
Poxa, Franco, que comentários mais fora da realidade brasileira. Se não se informa pela imprensa, informa-se por onde, no youtube?!
Quem manda no Governo Federal é o Ministro da Economia. Não foi a citação do AI-5 que aumentou o câmbio. Se o manda-chuva afirma que o dólar está num preço bom e pode aumentar mais ainda porque é melhor para a economia brasileira, é claro que especuladores forçariam o aumento do câmbio retirando dólar do país, ainda mais num país que depende, e muito, de investimento especulativo.
Franco, francamente viu…
Pedro Galotti, acho mesmo que quem deveria se informar melhor é você: procure aqui mesmo neste blog que vai encontrar a íntegra da declaração do Guiedes…a verdade está lá e todo o resto, inclusive comentários disparatados como o seu e o do Sérgio Silvestre são tentativas infrutíferas de queimar o governo…