Do jeito que veio
Nos próximos dias 24 e 25, às 20 horas, no Memorial de Curitiba, na Sala Londrina, os atores Apolo Mário Souza Theodoro, José Donizete Buzanga e Bruno Bazé viverão a peça “Um Bourbon para Faulkner”, já vista por quase mil pessoas, em várias apresentações. A entrada é franca e a promoção, da Fundação Cultural de Curitiba. Após a peça, haverá o lançamento do romance de mesmo nome, escrito por Marco Antônio Fabiani.
William Faulkner esteve no Brasil por uma semana em 1954, como participante do Encontro Internacional de Escritores. À época, um dos maiores escritores do século XX, ele era uma celebridade internacional.
Tudo deveria acontecer dentro do esperado. Um escritor famoso, um encontro de escritores, palestras brilhantes, aplausos etc. Aconteceria assim, se Faulkner não fosse quem era. Um baixinho, casca grossa, beberrão e fabricante de encrencas. E que nunca se encaixou no figurino de celebridade. Ele não comparece ao evento nenhum dia!
Mas, é o que se imagina, vai todas as noites ao bar do Esplanada Hotel e trava uma amizade improvável com João Clark, o barman. O jovem garçom, um descendente de confederados que vieram ao Brasil ao fim da guerra civil americana. E nessas noites fartamente regadas a Bourbon, dois homens com origens semelhantes e caminhos de vida tão díspares se encontram e refletem sobre a vida e seus caminhos intangíveis.
É sobre essa visita a São Paulo que trata o romance e a peça teatral “Um Bourbon para Faulkner”. Uma história que mistura realidade e ficção, fatos históricos e imaginação.
Serviço:
Um Bourbon para Faulkner
Apresentação teatral e lançamento de romance
Dias 24 e 25 de outubro, às 20 horas
Memorial de Curitiba (R. Dr. Claudino dos Santos, 79 – Largo da Ordem)
Entrada franca