por Rogério Distéfano, no blog O Insulto Diário
Bandeira da Paraíba. O ‘nego’ foi a palavra, única e solitária resposta de Epitácio Pessoa, governador do Estado, ao acordo político encaminhado pelo presidente Washington Luís, que pretendia eleger presidente da República o governador de São Paulo, Júlio Prestes. O ‘nego’ precipitou a Revolução de 1930 e desde então é o ‘Ordem e Progresso’ da bandeira estadual.
Quando o presidente Jair Bolsonaro chama depreciativamente de ‘paraíbas’ dois governadores do Nordeste, além do preconceito que induz a desunião entre brasileiros, no papel arraigado de líder de facção e não fator de convergência da nação, continua a revelar sua descomunal ignorância do papel que o Norte/Nordeste desempenharam na construção da nacionalidade brasileira.
ET: na época os governadores do Brasil tinham o título de ‘presidente’.
Ai meus sais, quanto mimimi… E de idoso ainda.
Se chamar de “Paraíba” é tanta ofensa assim, chamar paraibano de “Pernambuco” também é?
Chamar catarinenses e parananses de “gaúcho” também é?
Vão procurar o que fazer… Ficam dia sim outro também procurando cabelo em ovo.
Vão levar papel higiênico para vosso ídolo na carceragem da PF que vcs ganham mais..
É isso aí Franco. Experimente chamar um general Heleno de milico ou meganha pra ver se ele vai achar divertido ou mimimi.
Sou grato ao Rogério Distefano por sua elucidação a respeito do NEGO na bandeira. Muita gente não sabia disso, principalmente gente que não se preocupa com “essas coisas”. Se o olhar do brasileiro classe média era mais ou menos cegueta, hoje pode-se dizer que é de viés, de fianco, não é olho no olho. Mais uma vez valeu, Rogério. Cultura também é cultura.
Oto: “meganha” é usado depreciativamente com relação a policiais militares, um paralelo mais ou menos seria chamar um PM de “seu guarda”. Já “milico” não é depreciativo, é até uma auto-definição. Talvez, para tentar fazer um paralelo, chamar um Almirante de “General” tenha o mesmo efeito de chamar um nordestino como nativo de outro estado do NE. Por que raios é feio ser chamado de “paraíba”??? Fosse “Ceará”, “Pernambuco” ou “Bahia” seria bom para vcs? Sei lá viu…