por Renato Terra
Pesquisadores da Granja Viana catalogaram hoje uma nova espécie de tucano.
“Trata-se de animal que não voa para a direita nem para a esquerda. Tampouco fica no centro. Ele apenas se movimenta com vigor suficiente para acompanhar a rotação do planeta. Foi batizado de Pycolae chuchu”, disse o ornitólogo Hélio Bicudo.
“Enquanto receber comida de seu hospedeiro, ele não faz esforço nem máximo nem mínimo. Mesmo que sua musculatura atrofie”, explicou o especialista, que ainda salientou a dificuldade dos tucanos de migrarem em grupo. “Ano passado, uma revoada desordenada provocou a extinção da espécie Andrasae mattarazzo.”
Rogério Skylab, especialista em passarinhos, elencou duas descobertas científicas feitas em 2017. “O Aecius cariocae é a espécie mais difícil de ser presa. Tentamos criar um exemplar em cativeiro, com recolhimento noturno, mas ele escapou.”
Skylab também salienta que a carne do Aecius é saborosíssima. “Ele é sempre o primeiro a ser comido.”
Outra espécie, popularmente conhecida como Tucanotop-de-cashmere-púrpura, possui rara qualidade de se fantasiar. Pode trocar a plumagem para parecer um João-de-barro-trabalhador ou um Candidato-de-rapina. “Sua penugem natural lhe dá ares de pavão”, resumiu Skylab.
A nova espécie de tucano será registrada juntamente com Inacius powerpoyntae, a lula capaz de construir um tríplex no fundo do mar.
GILMAR ABSOLVE GILMAR
O ministro Gilmar Mendes sorteou o empresário Jacob Barata no amigo secreto da firma. Acusado de burlar o sistema, já que Barata não é funcionário do STF, Gilmar concedeu um habeas corpus a si mesmo.
TECNOLOGIA INTELIGENTE
Corretores de texto de celular já sugerem a palavra “absolve” quando o nome Gilmar Mendes é digitado.
HIT SUPREMO
Eis o samba em primeiro lugar na rádio-corredor do STF: “Toda vez que eu chego em casa o danado do Barata tá de novo em cana (2x)/ Diz aí Gilmar Mendes o que você vai fazer?/ Vou usar um habeas corpus pra lhe defender (2x)/ Ele vai dar uma apadrinhada no Barata dele (4x)”.
Gilmar Mendes também concedeu um habeas corpus para Simone cantar “Então é Natal” no final do ano. Desde que use tornozeleira eletrônica.