Do site da Câmara Municipal de Curitiba
Proposto que escolas recebam jornais por assinatura
Começou a tramitar no dia 20 de fevereiro projeto de lei do vereador Jairo Marcelino (PSD) que obriga a Prefeitura de Curitiba a fornecer a todas as escolas municipais jornais “de maior circulação” por assinatura. A lista de periódicos seria definida pela Secretaria de Comunicação Social, que também ficaria obrigada a pagar a despesa com as publicações (005.00138.2017).
“A finalidade do projeto de lei”, justifica Jairo Marcelino, “é proporcionar aos professores melhores condições de debate em sala de aula, que poderiam ocorrer a partir de matérias jornalísticas sobre economia, política, saúde, educação, esporte e cultura, por exemplo”. “É preciso incentivar os alunos também a praticar a leitura de jornais e a participar da vida pública”, defende o vereador.
É a terceira vez que a proposição tramita na Câmara de Curitiba, pois Marcelino já protocolou projetos semelhantes em duas legislaturas anteriores. Na primeira vez a proposição passou por Legislação e Economia, mas não chegou a ser votada em plenário (005.00179.2007). Na seguinte, houve outro entendimento na análise de constitucionalidade e o projeto foi arquivado por Legislação (005.00269.2013).
Tramitação
Com a leitura no pequeno expediente de uma sessão plenária, o projeto de lei começa a tramitar na Câmara de Curitiba. Primeiro a matéria recebe uma instrução técnica da Procuradoria Jurídica e depois segue para as comissões temáticas do Legislativo. Durante a análise dos colegiados, podem ser solicitados estudos adicionais, juntada de documentos faltantes, revisões no texto ou o posicionamento de outros órgãos públicos afetados pelo teor do projeto. Depois de passar pelas comissões, o projeto segue para o plenário e, se aprovado, para sanção do prefeito para virar lei.
salvar da falência os chapas brancas. Que horror!
Vamos distribuir fax, telex e endereços de telegrama para cada escola.
Fica mais fácil a comunicação, né Jairo Marcelino.
E que tal assinar uma Playboy maringaense para cada escola adulta?
Um absurdo um projeto desses em época de internet. Esse Vereador é sem noção.
Este cara deve estar vivendo no tempo do avião à lenha, até antes do computador, não sabe o ignorante que os jornais impressos estão com os dias contados? Com certeza o descarado está fazendo lobby para o Jornal da Família Paranaense, porque este está caindo pelas tabelas, a cada dia que passa perde mais e mais leitores, ou seja, vai morrendo junto com os seus leitores falecidos.
Esse vereador é tido dentro da Câmara de Câmara de Curitiba como o leva e trás das empresas de transporte coletivo.
Com essa notícia ele vai ser o ” me socorra da Gazetona “
Não é nada de ser atrasado. Em tempos de internet, os jornais são bem vindo, uma vez que na internet fatalmente seria só a página da prefeitura disponível além do facebook do Greca e aí só teriam elogios .
Temos de aprender a ler, depois, pensar, se todos chegarem a esta conclusão talvez o Jairo não seria eleito, a cidade passa por um momento crítico, a falta de uma vereança melhor qualificada, tem número relevantes e comissionados no quadro funcional, muitas famílias em situação irregular por conta da burocracia. O Jairo está sendo usado nesta proposição, isto está cheirando algum armistício em função de eleições no próximo ano. Tem político que não sente bem confortável, já passou do ponto e a trégua tem preço. Pobre jairo, que de bobo não tem nada…. Um dia saberemos quem é o verdadeiro mentor.