Da Folha.com
Bob Dylan é o novo premiado com o Nobel de Literatura, anunciou a Academia Sueca nesta quinta-feira (13), às 8h (horário de brasília). Em comunicado, a instituição afirmou que ele foi eleito “por criar novas expressões poéticas dentro da grande tradição da canção americana.”
O compositor é o primeiro americano a receber o prêmio desde 1993, quando a escolhida foi a escritora Toni Morrison. Ele também é o primeiro músico a receber o troféu literário.
“Por 54 anos, Dylan tem se reinventado”, disse a secretária da Academia Sueca Sara Danils. “[O álbum ‘Blonde on Blonde’] é um extraordinário exemplo da sua forma brilhante de rimas, criar refrões, e de seu jeito brilhante de pensar.”
A secretária afirmou ainda ter consciência de que a escolha de um músico pode parecer surpreendente para o público, mas lembrou dos poetas gregos Homero e Safo.
“Eles escreveram textos poéticos para ser apresentados em público, e com Dylan é a mesma coisa. Ainda lemos Homero e Safo; e gostamos.”
Vejo que as coisas não andam bem só aqui em Pindorama.
O Nobel de Literatura deveria premiar artistas de alta qualidade – longa atividade; POREM menor visibilidade e audiencia; o que poderia ateh acarretar uma certa penuria financeira na velhice — Seria o caso do recem agraciado.!??