Pela causa:
O Grupo Tortura Nunca Mais – Paraná promove nesta quarta-feira, dia 22 de abril, às 19 horas, no auditório da Rua da Matriz na Praça Rui Barbosa, o evento cívico-artístico ‘Memorial da Liberdade’. Foram programadas várias apresentações culturais, exposições, lançamentos de livros, declamações de poesias e depoimentos contando um pouco da história acontecida em Curitiba durante os anos de ditadura militar.
O ‘Memorial da Liberdade’ faz parte da luta pela responsabilização dos torturadores do regime militar, pela abertura de todos os arquivos da repressão, pela instalação de uma comissão da verdade e da justiça, pela descriminalização dos movimentos sociais e pela construção de uma nova doutrina de segurança nacional,
“O projeto pretende lançar o movimento pró- memorial e demonstrar que este espaço tem grande importância para a história de nossa cidade e de todo o país”, explica Narciso Pires, presidente do GTNM. Ele lembra que “durante as décadas de 60 e 70, naquele local existiu o Quartel da Polícia do Exército, onde todos os prisioneiros políticos, muitos menores, foram cruelmente torturados”. No ‘quartel’ também sediava a Auditoria Militar, onde aconteceram os “julgamentos” de grande parte dos presos políticos do estado do Paraná e Santa Catarina.
Serviço:
MEMORIAL DA LIBERDADE
22 de abril é dia de descobrir o Brasil
Rua da Matriz – Praça. Rui Barbosa – 19 horas
Organização – Tortura Nunca Mais – Paraná