Só faltava essa! A prefeitura de São Paulo, questionada sobre o modelo de comunicação na internet, mandou uma bala na utilizada pela de Curitiba, sucesso na rede dos internautas (ver abaixo). Trecho da pancada:
“Colocar capivaras voando não ajuda a pessoa a ser mais cidadã ou participativa e ainda a entender o assunto abordado”, disse. Em outro ponto, a resposta cita diretamente a Prefeitura de Curitiba. “A gente tem certeza que grande parte das pessoas que curte a página de Curitiba não moram lá, portanto não se interessam se aqueles memes representam alguma mudança real no dia dia delas ou se são apenas perfumaria virtual”.
E uma justificativa onde afirma que, por São Paulo ser uma cidade mal humorada e com a imprensa contra a gestão petista, “qualquer piada poderia virar uma polêmica gigante”, concluiu a reposta.
A resposta do lado de cá foi publicada hoje. Confiram:
Dentro das nossas possibilidades, todas nossas ações estão alinhadas nesse propósito, inclusive a comunicação. Vemos nas redes sociais uma ferramenta muito importante para que esse objetivo seja cumprido. Nosso esforço é para que todos os cidadãos que nos procuram sejam ouvidos. Para que isso aconteça, precisamos ter a mesma postura diante dos elogios e das críticas: uma postura de gratidão – obrigada!
Temos bons motivos para acreditar que as interações online podem tornar o mundo offline num lugar melhor. Vimos isso acontecer em diversas oportunidades: interagindo com a Prefs, vocês já se mobilizaram em mutirões de doação de sangue, de arrecadação de livros, de ação social, etc. Interagindo com a Prefs, vocês fizeram tantas coisas bonitas que fica até difícil listar – obrigada mais uma vez!
Tudo isso só foi possível porque a Prefs teve a humildade de aceitar a linguagem e a estética que dominam as redes sociais. Entendemos que é o poder público que deve se esforçar para se aproximar das pessoas e não o contrário. Foi assim que a prefeitura virou a Prefs; um apelido que vocês nos deram e nós aceitamos – e não dá pra parar de agradecer: obrigada!
Há, entre os estudiosos e profissionais da comunicação, os que torçam o nariz para os memes que vocês compartilham por aqui. Há os que acreditem que essa é uma forma de comunicação rasa e tola, sem o potencial de transmitir mensagens complexas. Respeitamos a opinião deles, mas embasamos nosso trabalho numa outra percepção: memes são o entretenimento feito por milhões e consumido por milhões. Memes também são cultura popular e devem ser entendidos como tal, sem preconceito.
Realmente, só faltou passar o corretor ortográfico na comunicação da prefeitura de Ctba.
Será que até nisso querem ser diferentes?