Do correspondente em Brasília
O deputado federal Ricardo Barros, que entrou em rota de colisão com a OAB por defender o fim da exigência do Exame da Ordem, acha que agora o assunto extrapolou para outras áreas depois que o programa Fantástico, da Rede Globo, dedicou 10 minutos de sua edição de domingo passado para mostrar a péssima qualidade do ensino em cursos de Medicina de várias partes do País. Barros continua batendo na tecla de que é isso o que tem de ser questionado, não a barreira que a Ordem impõe aos novos bacharéis dos cursos de Direito.
Por falar nisso, a OAB SP cassou o zé dirceu. E agora? O que a OAB PR vai fazer? Dar outra carteirinha pra ele?
Achei muito boa a ideia de Barros(1ª vez), levei a “bola” para discutir com amigos…. Ouvi argumentos que explicam (e muito) o atual caos em que se encontra o nosso Brasil. Um dos argumentos é que com o fim do exame da Ordem, os advogados não serão submetidos a uma linha de corte qualitativo, e que por causa disso aumentariam ainda mais o número de cursos superior picaretas. Oras…com o devido respeito, isto é lorota…. Demais a mais, se indivíduo se forma e já vai para o mercado, e se mostra um incompetente, não vai
conseguir clientes, algum curioso pode fuçar e descobrir quem foi que o “pariu” para a profissão. Logo, os centros terão que se qualificar. Outra coisa, a prova da ordem nada mais é que um vestibular mais avançado, então o bacharel pode vir de qualquer ambiente ruim, e com esforço, ser aprovado. Se vai ser bom ou ruim na sua profissão, só o tempo vai dizer.
Quanto ao fracasso no ensino, bom, é o tipo de discussão que chove no molhado… Levaram alguns anos para destruir toda vida inteligente do País, agora pagamos o preço e as futuras gerações provavelmente serão piores. Nunca vai sair nada de útil, só pequenas soluções mágicas e momentâneas.
Lembrando sempre que os que são os atuais legisladores, também sofreram desta burrice que nos foi imposta…logo, não fazem a menor ideia de como melhorar…
A educação só vai melhorar a hora que pararem de querer uma solução mágica e imediata, pararem de demagogia, pararem de incompetência…
Só vai melhorar quando professores com mais conhecimento se unirem, e entrarem nas cátedras exigindo espaço… Sem ter como objetivos formarem soldadinhos, papagaios, rebeldinhos e outras espécimes.
É isso, bom..vai levar décadas, se começarmos imediatamente….
Qualquer outra proposta na seara da educação…é só para enganar otario…