Do G1/Paraná
‘Temos algum convívio’, diz Richa sobre parente denunciado pelo MP
Segundo o MP, Luiz Abi Antoun chefiou fraudes em licitação do governo.
Beto Richa concedeu entrevista à RPC na manhã deste sábado (28).
O governador do Paraná Beto Richa (PSDB) comentou sobre o empresário Luiz Abi Antoun, ao qual ele tem grau de parentesco, na manhã deste sábado (28) em entrevista à RPC. O empresário é um dos sete denunciados pelo Ministério Público do Paraná (MP-PR) à Justiça, na sexta-feira (27), no inquérito que visa um suposto esquema de fraude em licitações para o conserto de carros oficiais do Governo do Paraná.
Antoun foi preso pelo Gaeco em Londrina, no norte do estado, no dia 16 de março junto com outras três pessoas por participação no esquema de fraude em licitações. Ele foi solto no dia 23 de março, após a Justiça conceder um habeas corpus.
“O parentesco é distante. E não escondo que é de minha relação pessoal como várias outras pessoas. Eu sou um homem público, de fácil acesso, convivo com centenas ou milhares de pessoas e eu não posso responder pelo erro de ninguém. Eu defendo que toda denúncia seja apurada, que todo culpado seja punido. Eu não tolero corrupção”, declarou o governador. “É da minha relação social com várias outras pessoas e temos algum convívio”, acrescentou Richa.
Durante a entrevista, Beto Richa também comentou sobre outras duas pessoas ligadas ao governo e que também foram presas – Marcelo Caramori, preso uma vez por exploração sexual de menores e outra por estupro de vulnerável por se tratar de uma menina menor de 14 anos, e e Márcio Albuquerque de Lima, suspeito de corrupção na Receita Estadual de Londrina.
Sobre Caramori, o governador disse que ele era um assessor do governo e fazia os serviços de fotógrafo. “Eu não compactuo com irregularidades. Ele está sendo acusado de pedofilia. Nunca houve nenhum indício, se quer um ruído desta prática. Se eu soubesse disso, jamais teria o contratado para o governo”, relatou.
Já sobre Márcio, Richa declarou apenas que ele é funcionário de carreira da Receita do estado. “Conheço ele de práticas de automobilismo”.
Operação Voldemort
De acordo com o MP-PR, Luiz Abi Antoun e outras seis pessoas foram denunciados pelos crimes formação de organização criminosa, falsidade ideológica e fraude à licitação. Todos já tinham sido indiciados pelo Gaeco na quarta-feira (25).
A denúncia faz parte da Operação Voldemort, que investiga um suposto esquema de fraude em licitações para prestação de serviços de manutenção aos veículos oficiais do Estado do Paraná na região de Londrina.
Ainda conforme a promotoria, Antoun coordenou o grupo entre o início de 2013 e março de 2015. Na denúncia, o Gaeco relata que a Oficina Providence Auto Center, de Cambé, no norte do Paraná, contratada emergencialmente, foi constituída em nome de um “laranja” de Abi Antoun.
O MP-PR aponta que, ao fim do contrato emergencial, uma outra empresa venceu a licitação do Governo do Estado para prestar os serviços de manutenção nos automóveis. Para a promotoria, os suspeitos entraram em um acordo com os donos da firma contratada para que a mesma subcontratasse a Providence.
Isso foi feito, de acordo com o MP-PR, para permitir “a continuidade da atividade para a qual a oficina foi contratada emergencial e ilegalmente e, de consequência, a permanência do sistema de enriquecimento ilícito concebido pelo grupo”.
O grupo contava ainda, segundo o inquérito do Gaeco, com o apoio de um empresário, responsável por intermediar o contato entre os denunciados e por fornecer orientação aos demais envolvidos sobre como proceder na consecução dos crimes.
Conforme as investigações, um advogado também auxiliava dando suporte jurídico e aparência de legalidade a todos os atos, inclusive com a fabricação de documentos e com a simulação do processo de dispensa de licitação que culminou com a contratação da Providence.
O advogado de Luiz Abi Antoun não foi localizado pelo G1 para comentar sobre o caso.
http://g1.globo.com/pr/parana/noticia/2015/03/temos-algum-convivio-diz-richa-sobre-parente-denunciado-pelo-mp.html
http://g1.globo.com/pr/parana/paranatv-2edicao/videos/t/edicoes/v/beto-richa-comenta-casos-de-corrupcao-no-norte-do-estado/4070077/
Ele já deu umas 4 versões diferentes sobre o caso,mas o que tem de real mesmo na coisa é que isso já está batendo na porta do seu PALACIO,
É o “método Lula” de responder perguntas indesejáveis : se você não pode convencer, confunda.