por Lauro Jardim, no Radar online da revista Veja
O Ibope divulgou uma pesquisa agora há pouco. Por ela, Dilma Rousseff tem 39%, Marina, 31%, e Aécio, 15% das intenções de voto.
Anteontem, o Datafolha cravou Dilma com 36%, Marina com 33%, e Aécio com 15%.
Qual das duas pesquisas é a mais atual?
Apesar da pesquisa Ibope ter sido apresentada há algumas horas, as entrevistas com os eleitores foram feitas entre sexta-feira passada e segunda-feira. A pesquisa Datafolha foi realizada entre segunda-feira e terça-feira. É, portanto, mais atual.
Para o distinto público, no entanto, a do Ibope fica parecendo mais recente, pois apenas uma minoria está atenta para as datas de realização das entrevistas.
Quem encomendou a pesquisa divulgada hoje foi a CNI, de Robson Andrade. A entidade não deve estar preocupada de ser acusada de manipulação.
Zé,a pesquisa mais nociva para um candidato é aquela que lhe da uma vantagem ou um numero maior daquele que tem e em seguida derruba os numeros e infla o outro.
Ai sim passa uma sensação de que o distinto esta disparando e com isso leva sim eleitores .
Fizeram isso com o Fruet,mas muito antes e deu tempo para a recuperação na ultima semana.
Parece que os dois institutos estão sim a serviço do Beto Richa,pois a Gleise não tem só 10% dos votos e essa subida repentina do Beto me parece que foi pensada.
Esses institutos de pesquisas deveriam ser multados sempre que usassem de malandragem para beneficiar políticos e iludir o povo. ** Aliás, o próprio TRE deveria fiscalizar essas espertezas dos rabos felpudos da política tupiniquim.