Do enviado especial
As redes sociais enganam. Prova disso é a pesquisa divulgada nesta terça-feira (15) pela RIC, realizada pelo instituto Paraná Pesquisas, sobre as obras na Avenida Arthur Bernardes.
O levantamento faz uma pergunta simples e direta, sem rodeios:
“A Prefeitura de Curitiba está realizando obras na Avenida Arthur Bernardes com o objetivo de melhorar o trânsito na região. Para essa obra, algumas árvores serão cortadas e replantadas no entorno. O(a) sr(a) diria que é a favor ou contra essa obra para melhorar o trânsito na região, mesmo com o corte de árvores?”
O resultado é claro: 78,6% dos entrevistados são a favor das obras; 3,7% não souberam ou não quiseram opinar; e 17,7% se declararam contra. Entre os moradores da Regional Portão, impactados mais diretamente pela obras, a aprovação chegou a 82%.
A Paraná Pesquisas identificou o que se costuma chamar de “maioria silenciosa” — pessoas que entendem a importância da obra, mas que não passam o dia nas redes sociais ou em grupos de WhatsApp e, por isso, acabam perdendo espaço no debate público para uma minoria organizada que monopoliza a atenção da mídia.
A pesquisa é um recado também para a imprensa: é preciso sair do conforto das fontes de WhatsApp e ir ao encontro dessa maioria silenciosa — que trabalha, estuda e nem sempre está disponível para responder de imediato.
Ouvindo o que ela pensa, o debate sobre a Arthur Bernardes pode se tornar bem mais transparente.
“A tigela com menos água é a que mais chacoalha…”
Esse enviado especial trabalha no Palácio 29 de Março, óbvio. E tem um belo cargo em comissão.
De resto, as grandes causas da humanidade são tocadas pela minoria ruidosa. E, principalmente, é a minoria ruidosa que sempre se ergue contra os abusos de quem age em nome da “maioria silenciosa”. Foi assim, por exemplo, na França ocupada, na Alemanha nazista, no Brasil de Bolsonaro, é assim na Venezuela chavista – e por aí vai.
Por fim: Paraná Pesquisas? Fala sério…
E se a pergunta fosse mais concisa e direta: você é a favor ou contra ao corte de árvores na Av. Arthur Bernardes? Imagino que o resultado da pesquisa seria diferente. O fato é que as obras não são para melhorar o trânsito na região. O objetivo desse projeto é aumentar a velocidade média da linha Inter 2. Uma questão importante, sem dúvida. Mas espero que quando essa obra for entregue, uma pesquisa ou uma reportagem possam medir a velocidade média do Inter 2, para verificar se o dinheiro e as árvores gastas nisso aí terão trazido algum benefício.