Assim veio:
Pesquisador e professor espanhol Fernando Hernández, da Universidade de Barcelona, faz sua primeira visita a Curitiba
Evento educacional discute o papel da escola e suas contribuições no contexto atual, além de apresentar a obra de Hernández, “Uma Pedagogia Desobediente – tecendo a sala de aula e a vida escolar a partir dos projetos de indagação”
Curitiba recebe pela primeira vez, no dia 14 de abril, o pesquisador e professor da Universidade de Barcelona, Fernando Hernández, para tratar sobre os rumos da educação contemporânea. O encontro, promovido pelas escolas Trilhas e Tistu, com mediação da socióloga e educadora Lourdes Atié, acontece no auditório Eny Caldeira da UFPR (campus Rebouças), às 19h.
O foco principal do evento será discutir o papel da escola no mundo de hoje e as contribuições das instituições educacionais no contexto de incertezas e complexidades que vivemos. Além disso, Hernández falará sobre seu mais recente livro, “Uma Pedagogia Desobediente – tecendo a sala de aula e a vida escolar a partir dos projetos de indagação”, lançado em Barcelona em 2024, pela editora Octaedro e, agora, traduzido e publicado no Brasil pela Editora Penso, do Grupo A.
Fernando Hernández é um nome conhecido no Brasil desde 1998, quando lançou sua primeira obra, “A organização do currículo por projetos de trabalho – o conhecimento é um caleidoscópio”, revolucionando as ideias sobre currículo e projetos de trabalho. Outros títulos, como “Transgressão e Mudança na Educação – os projetos de trabalho”, aprofundaram o tema, consolidando o educador como referência na área. Desde então, continuou a publicar e a investigar, sendo reconhecido mundialmente por sua abordagem inovadora e reflexiva sobre educação.
Em “Uma Pedagogia Desobediente”, obra coordenada por Hernández e pela também educadora Marisol Anguita, os leitores encontram uma sólida base teórica acompanhada de relatos de experiências educacionais em diversos segmentos, da educação infantil à universidade.
“O livro é um retrato da resistência contra práticas tradicionais e da abertura para novas formas de pensar e agir na educação. Ele propõe o trabalho por projetos de indagação como uma ferramenta para aprendizagens profundas, com sentido e compromisso social e ético”, relata a socióloga e educadora Lourdes Atié.
Segundo a diretora pedagógica da Escola Tistu, Carolina Michelotto, “o evento proporcionará a educadores e estudantes das redes pública e privada de Curitiba a possibilidade de uma reflexão sobre o significado da aprendizagem, visando a transformação da prática pedagógica”, revela.
“Dialogar sobre o papel das escolas e os princípios de uma pedagogia que valoriza novos modos de pensar e agir, ao lado de um educador extraordinário como Fernando Hernández, é, sem dúvida, uma oportunidade singular”, destaca Maria Inês, diretora da Escola Trilhas.
Na agenda do professor Fernando Hernández pela capital paranaense, está prevista uma visita às Escolas Tistu e Trilhas para conversas com seus educadores.
Serviço:
Evento: Palestra e lançamento do livro “Uma Pedagogia Desobediente” com Fernando Hernández. Durante o evento haverá a venda do livro com sessão de autógrafos.
Data: 14 de abril de 2025
Horário: das 19h às 21h
Local: Auditório Eny Caldeira – UFPR, campus Rebouças
Ingressos: https://www.sympla.com.br/evento/palestra-professor-fernando-hernandez/2889038