6:41O Botafogo e a amizade

por Renato Terra, na FSP

Torcer para um time de futebol é uma escolha para a vida toda

Muitos torcedores dizem que não escolheram torcer pelo Botafogo, mas foram escolhidos. Não se deve subestimar a capacidade do futebol de revelar mais sobre o comportamento das pessoas do que os fatos, a razão, a antropologia e a psicanálise.

Torcer para um time de futebol é uma escolha para a vida toda. Quase metade do Rio de Janeiro é Flamengo, o time com maior torcida, mais títulos, mais dinheiro, mais otimismo, mais pênaltis a favor. Não raro, numa classe com 20 alunos, há somente um botafoguense presente na turma.

Torcer para o Botafogo forma, ainda na infância, um elo entre pessoas que se identificam pela resistência e pela originalidade. Para uma criança, compartilhar a paixão pela estrela solitária com um amigo é construir uma relação baseada numa complexa rede de afinidades que orbitam escolhas menos óbvias.

Para quem nasceu no século 20, manter-se botafoguense é parte essencial para a formação de caráter. Foram décadas e décadas de formação de elos em torno de um time que triturou o otimismo. O botafoguense aprendeu a rir de si mesmo nas derrotas épicas, nos rebaixamentos e na falta de perspectiva. Aprendeu a encontrar significado nas superstições mais divertidas, nas explicações mágicas, nos desvios da realidade que o futebol permite. E, mais importante, ele não se afastou do clube.

É muito fácil ser parça de Neymar no auge da carreira do jogador. Mas não há troféus para os momentos silenciosos da vida em que a gente se joga sem buscar nada em troca —a não ser a própria amizade. Uma relação forjada na presença cria um elo verdadeiro.

Há algo de único que une o torcedor e o Botafogo. Não é uma relação qualquer. Vai além de se reunir em grupos para celebrar o desempenho antológico de um time dentro de campo em 2024. Ou de resgatar a tradição de um clube fundamental para a formação do que há de melhor no futebol brasileiro. De exaltar o êxito de um time que joga um futebol virtuoso e bonito. Vai além de vencer a luta contra adversários, árbitros, bastidores. Além de louvar o gosto pela resistência e pela originalidade. Da poesia do Garrincha. A alegria condensada numa sequência de títulos é pouco para explicar essa relação.

Meus amigos botafoguenses, aqui vai um abraço admirado deste tricolor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.