Assim veio:
No 15º Festival de Cinema da Lapa, que acontece dos dia 7 a 10 desta semana na cidade paranaense mais histórica e bem conservada, não faltam as ações educativas, realizadas para desenvolver o senso crítico de crianças e adolescentes da rede estadual de ensino e para habilitá-los a realizar seus próprios filmes. As produções serão exibidas hoje (06) e também serão premiados com o Troféu Tropeiro. Eles produzem os filmes em exercícios práticos orientados, para que dominem as ferramentas do audiovisual e compreendam as noções de todo o processo de realização de um filme. “Os exercícios são fundamentais para a compreensão do mundo contemporâneo, intermediado pela cultura da imagem”, explica a professora da Unespar Solange Stecz, coordenadora pedagógica do Festival da Lapa.
Os professores também são contemplados com seminários e oficinas para discutir o uso do cinema como ferramenta pedagógica, como previsto na Lei 13.006/2014, que ainda não foi regulamentada. Com foco no cinema brasileiro e latino-americano, os professores são introduzidos na discussão sobre a Política Nacional de Educação Digital (PNED- Lei 14553/2023) e a importância de um Plano Nacional de Cinema na Escola. Temas que remetem à urgência da formação docente, do acesso às produções e sua utilização dentro e fora da sala de aula.
Festival sem nenhuma relevância . Ninguém participa . Um negócio meio café com leite . Queria saber de onde vem a verba que banca ?