13:08Campanha contra a abstenção, votos nulos e brancos

Assim veio:

Instituto Pro Democracia para Sempre lança campanha contra abstenção em Curitiba

O Instituto Pro Democracia Para Sempre- Iprodes*, lança nesta segunda-feira, 14/10, uma campanha contra a abstenção e os votos nulos e brancos no segundo turno da campanha eleitoral em Curitiba.

A abstenção no primeiro turno em Curitiba foi de 27,7.% sobre o total de 1,4 milhão de eleitores. Foram mais de 394 mil eleitores que decidiram não votar, superando o percentual de eleitores que votaram em Eduardo Pimentel, que teve 313 mil votos e Cristina Graeml, com 291 mil votos.

“ Quem venceu o primeiro turno da eleição em Curitiba foi a abstenção. É uma situação inédita na cidade. Mais de 390 mil curitibanos preferiram simplesmente não votar. Votos nulos e brancos foram mais de 90 mil, acima dos votos obtidos pelos outros sete candidatos, segundo análise do cientista social e professor da UFPR, Emerson Cervi”, explica a diretora do Iprodes, Iéri Schroeder.

“A abstenção registrada neste primeiro turno só perde para a eleição de 2020, quando 30% dos eleitores não foram votar, porém estávamos em plena pandemia. E é por isso que decidimos lançar um apelo a toda a sociedade para que, no segundo turno, as pessoas votem. Também apoiamos e nos somamos à iniciativa do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, que lançou uma campanha no mesmo sentido. É preciso que as pessoas se conscientizem da importância de votar”, diz o presidente do Iprodes, Daniel Godoy Jr.

A campanha será feita através das redes sociais e pretende sensibilizar os curitibanos para que participem do processo eleitoral.
“No segundo turno em Curitiba, não se abstenha, nem vote branco ou nulo. Quando você abre mão de escolher, outros escolhem por você”, diz o texto criado pelo Iprodes.

*Iprodes- O Instituto Pro Democracia Para Sempre é um movimento apartidário e foi criado por profissionais de Curitiba em defesa dos valores democráticos, dos princípios constitucionais, da liberdade e dos direitos humanos. Integram o Iprodes ex governadores e ministros, políticos e profissionais de diversos setores da sociedade.

2 ideias sobre “Campanha contra a abstenção, votos nulos e brancos

  1. Votimpresso

    Quando o eleitor escolhe ANULAR, deveria aparecer o candidato e ser amplamente divulgado nos meios de comunicação para futura reflexão de seus eleitores. Já o voto EM BRANCO será mais fácil de identificar pra quem seria, ou seja daqueles que prometiam e sua memória não registrava a promessa, e sim o BANCO, no tal do voto cruzado.

  2. Carlos Tortato

    COMO QUE OS POLÍTICOS QUEREM QUE A GENTE VAI VOTAR, A POLÍTICA, VIROU, BAIXARIA PESSOAL, É VER A ELIÇÃO DE CURITIBA, EU VOTEI E VOTAREI NULO.

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