Da CNN, por Marina Toledo
Cineasta visitou o Brasil mais de 20 anos atrás para realizar uma pesquisa para a trama
A cidade brasileira de Curitiba serviu de inspiração para “Megalópolis”, novo filme de Francis Ford Coppola, o nome por trás de clássicos como “O Poderoso Chefão” (1972) e “Apocalypse Now” (1979). O título chega aos cinemas brasileiros no dia 31 de outubro.
O cineasta visitou a capital paranaense em 2003 justamente para fazer uma pesquisa para a produção. Na ocasião, ele também passou por Foz do Iguaçu, Belém, Recife e Salvador, segundo cobertura da imprensa à época. Apesar do filme estrear apenas este ano, ele teve a ideia da trama e começou a trabalhar no roteiro décadas atrás.
“Megalópolis” acompanha um conflito na cidade fictícia Nova Roma em que as pessoas precisam escolher entre o lado visionário utópico de Cesar Catilina (Adam Driver), com o projeto de uma nova versão de cidade, e o pragmatismo realista de Franklyn Cicero (Giancarlo Esposito).
Coppola revelou, em entrevista à imprensa em setembro, que o personagem de Adam Driver e o projeto defendido pelo artista na trama foram inspirados, respectivamente, em Jaime Lerner , ex-governador do Paraná, e na capital do estado, Curitiba.
De acordo com o cineasta, o projeto da cidade brasileira o inspirou para criar o projeto igualmente utópico defendido por seu personagem principal, Cesar Catilina, que, assim como Jaime Lerner, é um urbanista visionário defensor de uma remodelação de Nova Roma.
o reconhecimento ao Jaime Lerner tem que vir de fora, porque o atual mandatário da cidade não faz.
Um Jaime Lerner preocupado com a desigualdade social. É isso mesmo? A ficção comporta tudo…
Com mais essa para o currículo de Jaime Lerner, só resta a Requião comprar dorflex para os cotovelos doloridos.