9:40Bolsonaro e Ratinho Junior e uma crise anunciada para 2026

Do Analista dos Planaltos

O governador Ratinho Junior (PSD) já foi lançado como candidato à presidência pelo seu partido, mas vinha mantendo discrição para não prejudicar as alianças formadas para as eleições municipais deste ano. No entanto, vez ou outra, um repórter sempre pergunta se ele será candidato à Presidência da República em 2026. Desta vez, ele respondeu afirmativamente ao jornalista Geovane Barreiros, do site Nosso Dia.

“Preparado eu me considero, mas não sei se será o momento. Estou animado com o Paraná e essa é a minha função. Qualquer cidadão gostaria de ser presidente. Eu amo meu país e, claro, se o meu partido e a sociedade entenderem assim, eu gosto da ideia”, afirmou o governador.

Apesar de diplomática, a resposta tem gerado alguns ruídos. Essa última declaração já foi encaminhada ao ex-presidente Jair Bolsonaro por seus aliados. Os bolsonaristas paranaenses estão desconfiados de Ratinho Junior.

Na ala do PL raiz, o único nome legítimo para disputar o cargo contra o presidente Lula é Bolsonaro, apesar de ele estar inelegível. Por enquanto não há espaço para outros nomes, com exceção do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, que está no Republicanos, foi ministro do ex-presidente e pode vestir camisa do PL para a disputa. No entanto, Ratinho Junior conta com o apoio do presidente do PSD, Gilberto Kassab, que fala abertamente que o governador do Paraná é o candidato à presidência.

Ainda há um longo caminho para essa definição, mas os bolsonaristas paranaenses, impacientes, já estão fomentando um confronto. Curitiba tem sido usada como palco para destacar que o governador pode voar e deixar Bolsonaro no passado distante.

Apesar da coligação em Curitiba ser entre Eduardo Pimentel (PSD) e o PL, representado pelo vice Paulo Martins, a campanha para a prefeitura optou por não incluir o partido de Bolsonaro nas estratégias. Por semanas, Paulo Martins ficou ausente do eleitorado curitibano, aparecendo somente após muitas queixas dos bolsonaristas locais e uma ação judicial de candidato adversário.

O nome de Jair Bolsonaro também não tem sido mencionado na campanha de Pimentel, candidato apoiado por Ratinho. Com o tempo de televisão e os recursos do fundo partidário do PL, quem aproveita o espaço é Ratinho Junior – e os bolsonaristas não gostam e registram.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.