Até agora não se ouviu um pio dos candidatos à prefeitura sobre o trânsito pesado da cidade. O máximo abordado foi a questão dos radares e multas. A estrutura viária de Curitiba é boa, mas houve uma explosão do número de carros na cidade. Deu no que deu – e pode piorar da lentidão do tráfego para congestionamentos enervantes. Já tem gente chamando a cidade de sucursal da capital paulista, que é um inferno. A conferir.
Curitiba já merece um projeto de rodízio.
Talvez a premissa de que a estrutura viária de Curitiba é boa não seja totalmente aplicável. Há muitos gargalos (ruas com três pistas que na esquina seguinte viram duas, por exemplo), falta de viadutos e trincheiras (Lerner dizia que um viaduto é a melhor forma de lugar um congestionamento ao outro…), bem como o problema crônico da falta de sincronia de semáforos. Quanto ao aumento da frota, talvez tenha faltado melhor planejamento para adiantar (ou ao menos projetar) obras estruturantes. Em São Paulo, há vias realmente rápicas (tipo a 23 de Maio), semáforos, e que são verdadeiras rodovias dentro da cidade. Nos horários sem trânsito, pode-se cruzá-las com rapidez. Aqui, não. Semáforos até sob viadutos. E sem sincronia.