Roberto Requião completa hoje 83 anos. Amado e odiado, ainda dá pitacos onde sempre atuou. Não precisava. Para quem conhece um pouco de história, a certeza é que ainda não surgiu um líder político como ele.
Roberto Requião completa hoje 83 anos. Amado e odiado, ainda dá pitacos onde sempre atuou. Não precisava. Para quem conhece um pouco de história, a certeza é que ainda não surgiu um líder político como ele.
Lula e Bolsonaro conseguiram o que Requião sempre sonhou, o que resta hoje em dia é tentar emplacar o filho como quase todos os políticos fazem quando a carreira termina. Santa Catarina tem uma eterna dívida de gratidão com ele, foi o período em que o estado vizinho mais cresceu, quem sabe quando ele morrer não vire nome do Porto de Itajaí…
Mesmo divergindo e não sendo seu eleitor, é justo reconhecer a carreira política de RR, construída pelo voto popular. Deputado estadual, prefeito de Curitiba, governador três vezes, senador. É justo também reconhecer que algumas dessas eleições foram ganhas com ajuda de Richa e Álvaro Dias, os quais foram posteriormente “chutados” por Requião. Que se elegeu governador com a ajuda também de Lula. E ajuda também de um tal de “Ferreirinha”. Com tudo isso, nunca teve projeção nacional relevante. Requião é um ingrato e, embora integrante quase toda a vida no MDB, RR é um quinta coluna, um outsider, mão pesada, centralizador, que nunca permitiu o surgimento de líderes ao seu redor, por isso não teve e não tem sucessores. Lembra Átila, o rei dos Hunos, que “costumava se gabar de que, por onde seu cavalo passava, não crescia mais grama”. Mesmo com visão muito assistencialista e pouco desenvolvimentista, há que se reconhecer o valor de RR na defesa dos mais necessitados, na implementação de políticas públicas inclusivas. Saúde e vida longa a Roberto Requião.
Eu respeito a leitura deste jornalista, a quem acompanho diariamente.
Mas permito-me discordar quando escreve que “ainda não surgiu um líder político como ele”.
Requião é seguramente um expoente da política paranaense. Carreira longeva. Língua afiada como poucos. Criador de frases de efeito ao melhor estilo dos populistas de sempre. A maioria destas frases, porém, ficaram só aí, nos discursos. Nunca viraram ações reais. Quem não se lembra do famoso “baixa ou acaba?”.
O Requião personagem é um líder, o Requião real não é.
Não o considero líder. Um verdadeiro líder mostra caminhos, mostra alternativas, constrói pontes, constrói alianças. Não fica apenas criticando, a tudo e a todos, o tempo todo. Acho mesmo que, pelo perfil, RR possui muita vocação para o legislativo e nenhuma vocação para o executivo.
Verdadeiro líder forma sucessores políticos, não necessariamente com os mesmo sobrenomes.
RR ao contrário sempre pareceu um frondoso eucalipto. Nada crescia ao seu redor.
Um líder possui time, liderados. RR possui seguidores, temerosos da próxima descompostura pública que possam levar.
Será que RR é mesmo líder?
– Perguntem aos enganados pelo caso Ferreirinha.
– Perguntem para aquela caixa de supermercado que foi desrespeitada quando o “líder” perguntou a ela se traia o marido.
– Perguntem para o jornalista londrinense que teve o gravador arrancado de suas mãos e o dedo torcido pelo “líder”.
– Perguntem ao repórter da Rádio Bandeirantes que teve o gravador arrancado de suas mãos, a gravação apagada e ainda ouviu: “você quer apanhar?”
– Perguntem aos manifestantes que, na escolinha do professor Raimundo, ouviram para “enfiar as faixas no r@b*”.
– Perguntem aos muitos auxiliares, diretos e indiretos, que foram escrachados em rede estadual na escolinha, distorcendo qualquer conceito de que feedback se dá no privado e, muitas vezes, se nos dias atuais, talvez se aproximassem de um assédio moral.
Mas eu devo estar enganada. RR deve ser um importante líder. Eu é que devo estar sempre errada nas minhas leituras.
Dito isto, não o quero mal. Pelo contrário. Gosto dele no legislativo, inteligente, confrontador, afiado, ligado, aceso, discurso certeiro.
Parabéns e vida longa ao Requião e sua verve!
Com certeza de longe o melhor governado que o Paraná já teve sempre em defesa dos mais necessitados e das empresas públicas que devem a ele s ainda existirem e não serem entregues aos especuladores do mercado em sua totalidade. Viva Requião mais 83 anos para ensinar como se deve governar.
o seu filho não faz jus ao nome Requião. Cadê a denúncia com mais de quatro horas de degravação ? foi só um aviso ao governo para que o governador fizesse um aceno ??? soube que trocou a denúncia por cargos. onde está o compliace que o deputado tanto fala ? QUE DECEPÇÃO ! acabou de perder nosso voto. é como diz a música : te chama que eu vou …