Do Goela de Ouro
Álvaro convidou Deltan pra disputar eleição de 2018
Um trecho dos diálogos apreendidos na Operação Spoofing, entre procuradores da Lava Jato e o então juiz Sérgio Moro, indica que houve uma sondagem que visava a possível candidatura de Deltan Dallagnol já para as eleições de 2018.
O convite partiu do então senador Álvaro Dias, do Podemos, que pretendia fazer de Deltan o seu candidato ao Senado em 2018, contra as candidaturas de Roberto Requião e Beto Richa.
O mensageiro do convite foi o empresário Joel Malucelli, então dirigente do Podemos. No dia 16 de janeiro de 2018, em mensagem ao procurador Diogo Castor de Mattos, que foi reencaminhada por ele a Deltan, Malucelli escreve: “Oi Diogo, você poderia ver com o Dalagnol se ele aceitaria ser candidato ao Senado pelo Podemos?? O convite também partiu do Alvaro Dias! Abr Obr Joel Malucelli Pres do partido”.
Mattos então pede autorização a Deltan: “Posso responder?” No dia seguinte, Deltan questiona: “Ele te mandou do nada ou Vcs costumam conversar? Se costumam conversar, responda sim. Diga que falou comigo e que hoje eu não penso em concorrer nas eleições. Mas agradeço muito considerarem meu nome, o que recebo como um reconhecimento da importância da causa anticorrupção.”
Diogo retorna: “Falei uma vez na vida. Mas ele joga tênis no clube… se sentiu amigão”. O clube a que Mattos se refere é o Mercês Tênis Clube, de propriedade do procurador e localizado no bairro Mercês, em Curitiba. As quadras de saibro do clube ocupam um terreno alugado pelo empresário Nabi Mellen, que chegou a ser preso em 2011 pela Polícia Civil do Paraná, suspeito de participar de um esquema de sonegação fiscal no comércio de óculos.
Deltan já discutia uma possível candidatura ao Senado desde 2017, em conversas com outros procuradores e jornalistas. Tinha dúvidas sobre como seria interpretada a sua saída da Lava Jato. Mas não descartava a saída do Ministério Público e o ingresso na política.
Em 29 de janeiro de 2018, escreveu uma anotação pra ele mesmo: “Tenho apenas 37 anos. A terceira tentação de Jesus no deserto foi um atalho para o reinado. Apesar de em 2022 ter renovação de só 1 vaga e de ser Álvaro Dias, se for para ser, será. Posso traçar plano focado em fazer mudanças e que pode acabar tendo como efeito manter essa porta aberta”.
A história recente mostra que Deltan acabou “cedendo” a vaga de candidato a senador em 2022 para o ex-juiz Sérgio Moro e concorreu a deputado federal. Foi eleito pelo Podemos e cassado. Hoje, de casa nova, no Partido Novo, faz mais planos. Inclusive de lançar sua mulher, Fernanda Dallagnol, candidata a prefeita de Curitiba.
Ironicamente, Álvaro Dias, que convidou Deltan para ser candidato em 2018, acabou derrotado por Moro em sua tentativa de reeleição ao Senado em 2022.
O Deltan falava tão mal dos políticos e queria ser um deles. Vá pra casa, Deltan… perdeu playboy.
Tem engov aí? Essas coisas tinham que ser acompanhadas de um anti vômito.
Lembro de mais um ingrediente, Zé Beto, que demonstra o caráter do Álvaro Dias, ou a falta dele.
Em 2018 apoiou o adversário do irmão ao governo e sugeriu que o irmão saísse ao Senado.
Agora vemos que, se tivesse acontecido isso, Osmar Dias tinha levado outra facada nas costas do irmão, porque, pelo visto, Álvaro apoiaria Dallagnol.
Porcos !