Do Correspondente em Brasília
Mais uma para o anedotário jurídico brasileiro. A juíza Diana Wanderlei, da 5 Vara Cível Federal de Brasília, suspendeu a posse do ex-governador e ex-senador Jorge Viana na Apex-Brasil (Agência de Promoção de Exportações do Brasil) por “falta de inglês fluente”. Viana tem 45 dias de prazo para provar que fala fluentemente o idioma.
Um analfabeto funcional anglófilo que do Acre se acha o Imperador Galvés.
A família Viana são os ditadores de ocasião.
Mais um Appioado.
https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2023/04/14/viana-muda-estatuto-da-apex-para-seguir-presidente-sem-falar-ingles.htm
Mas não foi porquê o estatuto da Apex exige que para este cargo o cidadão tenha fluência em inglês?
E por acaso não é o mesmo estatuto que “esPerTamente” os companheiros tentaram modificar para “caber” o companheiro desprovido de cargo público, também conhecido como mamata?
É meio que assim como colocar um dentista pra cuidar de agricultura, psicólogo pra cuidar de porto…coisas de Brasil e seus políticos insanos.
E tem montanhas de gentes que aplaudem.
O próprio Estatuto da Apex EXIGIA que o seu Presidente fosse fluente na língua inglesa, conforme o Art. 23, § 4.º, o qual pode ser consultado aqui: https://portal.apexbrasil.com.br/wp-content/uploads/2019/05/estatuto-social-28nov2019.pdf.
Tanto ele não preenchia o requisito que houve alteração do estatuto e a atual gestão utilizou o seguinte argumento:
“O currículo de Jorge Viana foi ignorado pelo jornal. O presidente da ApexBrasil é ex-governador, ex-prefeito de capital, ex-Vice-Presidente do Senado, onde liderou dezenas de missões internacionais, inclusive às Nações Unidas. Foi também presidente do Conselho de Administração da Helibras, uma subsidiária da empresa francesa Airbus Helicopters. Ele ainda atua como professor no Mestrado de Gestão e Administração Pública do IDP. Seu currículo é um ganho para a imagem do Brasil no exterior e mais que o credencia para o posto que ocupa.”
Portanto, a decisão é correta.
O espírito do poder é apropriar com ou sem capacidade técnica. As regras são feitas por eles….por quem comanda.
O país enquanto for dominado pela velha política, da canetada não se pode falar em ética, qualificações.
Até recentemente Bolsonaro tentou indicar o filho como diplomata EUA….são aberrações do poder, nem sempre os melhores, os mais preparados ocuparam o espaço de direito. Mas , a fidalguia política e rasteira do tomaladaca que prevalecerá.
Palhaçada, temos um presidente que não fala nem Portugues fluente e uma ex presidenta que nem falar sabe, ambos ocupam posição de destaque no mundo, e aí? Como é que fica?
Para pegar um cargo desses, em 45 dias dá eu aprenderia até javanês.