18:17H. L. MENCKEN

“Sou totalmente contra todos os esforços para derrubar a liberdade de expressão, seja qual for a desculpa.”

“Eu acredito em apenas uma coisa: liberdade; mas eu não acredito em liberdade o suficiente para querer forçá-la a ninguém.”

“A única emoção permanente do homem comum é o medo – o medo do desconhecido, do complexo, do inexplicável. O que ele quer acima de tudo é segurança.”

“Todo o objetivo da política prática é manter a população alarmada (e, portanto, clamorosa de ser levada à segurança), ameaçando-a com uma série interminável de monstros, todos imaginários.”

“O demagogo é aquele que prega doutrinas que ele sabe serem falsas para os homens que ele sabe serem idiotas.”

“Os homens que o povo … admira mais extravagantemente são os mentirosos mais ousados; os homens que detestam mais violentamente são aqueles que tentam dizer a verdade.”

“As pessoas não esperam encontrar castidade em um bordel. Por que, então, esperam encontrar honestidade e humanidade no governo, um amontoado de instituições cujo modus operandi consiste em mentir, trapacear, roubar?”

“O homem mais perigoso para qualquer governo é o homem que é capaz de pensar … sem levar em conta as superstições e tabus prevalecentes. Quase inevitavelmente, ele chega à conclusão de que o governo sob o qual ele vive é desonesto, insano, intolerável.”

“O desejo de salvar a humanidade é quase sempre uma fachada falsa para o desejo de controlá-la.”

“Todo homem decente tem vergonha do governo sob o qual vive.”

“Nenhum político profissional é realmente a favor da economia pública. Ela é seu inimigo implacável e ele sabe disso. Todos os políticos profissionais dedicam-se de todo o coração ao desperdício e à corrupção. Eles são os inimigos de todo homem decente.”

“O Estado não quer apenas que você obedeça, quer fazer você querer obedecer.”

“Nós sofremos mais quando o governo está cheio de ideias.”

“Minha crença na liberdade de expressão é tão profunda que raramente sou tentado a negar isso ao outro. Tampouco faço qualquer esforço para diferenciar entre uns e outros, porque estou convencido de que a liberdade de expressão não vale nada, a menos que inclua uma franquia completa para ser tola e até mesmo maliciosa.”

“A principal diferença entre o capitalismo livre e o socialismo de Estado parece ser a seguinte: que, sob o primeiro, um homem persegue seus próprios interesses abertamente, com franqueza e honestidade, enquanto que no segundo ele o faz hipocritamente e sob falsos pretextos.”

“O homem comum não quer ser livre. Ele quer estar seguro.”

Uma ideia sobre “H. L. MENCKEN

  1. Jose.

    “O Estado não quer apenas que você obedeça, quer fazer você querer obedecer.”
    Certeiro!
    E tem gente que vê com bons olhos, aplaude e briga para que o Estado controle a tudo e a todos..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.